Quem quiser se divertir neste carnaval tem um encontro marcado neste domingo, dia 3 de março, no Parque da Gare, quando acontece o 2º Carnaval Popular, a partir das 17h30. Durante a brincadeira não vai faltar bateria de escola de samba e seus ritmistas, confete, serpentina, máscaras, fantasias, bandas com as tradicionais marchinhas, show infantil e os sambas que fazem parte da história do carnaval. A promoção é da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cultura, e levou mais de duas mil pessoas ao Parque da Gare no ano passado.
As atrações começam com a Maria Fumaça do Samba, que vai percorrer a avenida Brasil até o bairro Boqueirão, retornando ao centro, passando pela praça Capitão Jovino, na Vila Rodrigues, até chegar ao Parque da Gare. Com um gerador de energia num dos vagões, a Maria Fumaça contará com oito músicos e seus instrumentos de sopro, coordenados pelo maestro Marcelo Lima. O cantor Luciano Reineh será o responsável por interpretar as tradicionais marchinhas de carnaval que irão chamar os foliões para a festa popular. A previsão é que a Maria Fumaça do Samba chegue no Parque da Gare por volta das 17h30, onde a festa vai começar com o show interativo de Os Peraltas, grupo de espetáculo infantil. Serão muitas fantasias, brincadeiras e, é claro, muita música. A diversão também vai estar a cargo dos atores e músicos do Grupo Ritornelo de Teatro.
Diversas atrações
O Carnaval Popular leva ainda para o Parque da Gare a Bateria Farrapa, com percussionistas, ritmistas e bailarinos da Associação Atlética Acadêmicos Gaúchos de Passo Fundo, formada por estudantes da Faculdade de Medicina da UPF. O palco recebe também para as brincadeiras a bateria Bola de Neve, um projeto do Ministério do Evangelismo falando de amor através do samba, e os representantes das escolas de samba de Passo Fundo com suas porta-estandartes, seus mestres-salas e porta-bandeira, além das cortes infantis dos clubes Comercial, Caixeiral Campestre e Juvenil.
“Estamos ampliando as relações com quem já vem trabalhando com carnaval e aqueles que de alguma forma querem resgatar as tradicionais marchinhas, os palhaços, as columbinas, as fantasias, confetes, serpentinas, máscaras e todo esse universo do carnaval, como é o caso do Grupo Ritornelo de Teatro. O grupo e sua banda estarão no Parque da Gare e todos os agentes deste grande festa também vão participar do carnaval que vai acontecer na terça-feira lá no espaço Rito durante a tarde”, comenta o secretário de Cultura, Henrique Fonseca. Para encerrar o Carnaval Popular o Grupo Sambah vai apresentar os clássicos do samba de raiz com quem conhece todos esses sucessos: os músicos Odorico Ribeiro, Paulo Saggiorato, Guilherme Dal Corso, Ubiratã Oliveira e participação especial de Crys Vander. Durante a folia a Secretaria de Cultura estará com uma barraca com a distribuição de máscaras de carnaval, óculos coloridos, confetes e serpentinas.