OPINIÃO

Fatos 28.02.2019

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Vereador questiona DNIT

O vereador Márcio Patussi, PDT, encaminhou ontem um pedido ao DNIT para que esclareça sobre a conclusão da obra que está fazendo na BR 285, no local de acesso ao Distrito Industrial de Passo Fundo. Patussi pediu que o órgão informe se existe proposta de construção de um trevo para o local e previsão de melhoria da sinalização no trecho. No fim do ano passado, o DNIT começou uma intervenção, alargando o acostamento, mas até o momento não concluiu o trabalho. Ontem, operários fizeram operação tapa buracos no trecho urbano da rodovia, considerando as péssimas condições do asfalto. Na semana passada, o Ministério Público Federal encaminhou recomendação ao DNIT para que providencie melhorias do trecho urbano. Com orçamento reduzido, o departamento deixou de fazer com regularidade a conservação da rodovia. Nem mesmo a limpeza das margens tem sido realizada com freqüência. O fluxo de caminhões ao Distrito Industrial é enorme e como não há um trevo estruturado, o trancamento de veículos no local costuma ser um problema em determinados horários, sem contar nos acidentes com vítimas registrados. Falta de mobilização é o que não falta. O problema é dinheiro.

Repercussão

Email do Ministério da Educação pedindo perfilamento de alunos para cantar hino nacional e vídeo, desde que com a devida autorização dos pais, gerou protestos, informações importantes e mobilização pela educação. Por exemplo:  30% das escolas do fundamental não podem enviar vídeo ao MEC, porque não dispõe de Internet. Sabedor da situação, este é um problema que o governo poderá resolver, já que faz questão de imagem. De outra parte, estudantes de todo o país começam a se organizar para enviar vídeos ao MEC, mostrando as reais condições das escolas públicas do país. As dificuldades são inúmeras e variadas.

Coordenador

Pela quarta vez, o deputado federal Giovani Cherini (PR) irá coordenar a bancada gaúcha em Brasília. A escolha foi realizada pelos 31 deputados e 03 senadores. O parlamentar foi escolhido por ter obtido consensos importantes na definição de emendas da bancada e em outros assuntos de interesse da coletividade do Rio Grande do Sul. Cherini é deputado federal desde 2011. Na última eleição, concorreu pelo PR, obtendo 151.719 votos.

Denuncia
O senador Lasier Martins (Pode-RS) protocolou na terça-feira (26) projeto de resolução que regula o recebimento pelo Senado de denúncia contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Procurador-Geral da República por crimes de responsabilidade. A proposta quer acabar com a situação atual, que dá ao presidente da Casa a prerrogativa de aceitar ou não a denúncia. “Se o Senado sabatina e aprova essas autoridades de forma colegiada, por que não deveria opinar sobre o recebimento ou não de denúncias contra elas?”, questiona Lasier.

Gostou? Compartilhe