Programas de Residências Multiprofissionais formam 50 novos especialistas

Ao longo de dois anos, profissionais foram capacitados para atuarem nos serviços de saúde em uma parceria entre a Universidade de Passo Fundo e a rede de saúde

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
Formar profissionais capacitados e humanizados é um dos objetivos da Universidade de Passo Fundo (UPF). Na noite de quinta-feira, 28 de fevereiro, a Universidade cumpriu mais uma vez sua missão ao formar 50 profissionais especialistas, concluintes dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, Atenção ao Câncer e Cardiologia, do Programa de Residência Profissional Integrada em Medicina Veterinária e do Programa de Residência Profissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais. A formatura ocorreu no Centro de Eventos, Campus I, contando com a apresentação do Núcleo Suzuki, que recepcionou a comunidade acadêmica, familiares e amigos dos formandos. 
 
Segundo a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, para a Universidade, é muito importante oferecer esse processo de educação continuada na pós-graduação, especialmente nessa modalidade. “Nós temos o privilégio de formar profissionais de uma forma integrada com os serviços de saúde, a rede municipal de saúde, os hospitais. Por meio dessa capacitação, nossos formandos estarão desenvolvendo a atividade profissional de uma maneira, com certeza, mais qualificada”, destacou.
 
De acordo com o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé, a formação continuada foi um desafio para a Universidade, em razão da qualidade de formação exercida desde a graduação até os cursos de lato e stricto sensu. “Recebemos bolsas do governo para custeio da formação desses estudantes, mostrando o compromisso que a UPF tem na formação de profissionais na área de saúde. Ficamos muito felizes com esse momento festivo”, disse.
 
A coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer, professora Me. Sandra Maria Vanini, destacou que 50 profissionais ao todo concluíram a especialização no Programa.  “O Programa de Residência é o que a gente considera padrão ouro na formação de profissionais de saúde, porque, após a formação deles na graduação, eles passam por dois anos intensos fazendo essa formação, que tem caráter diferenciado”, pontuou.
 
Programas
Os programas de residência multiprofissional e em área profissional de saúde são realizados em parceria entre a UPF, o Hospital da Cidade (HC), o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), a Prefeitura Municipal de Passo Fundo e os Ministérios da Saúde e da Educação. As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde foram criadas a partir da promulgação da Lei nº 11.129 de 2005 e são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, a partir das necessidades e realidades locais e regionais que abrangem as profissões da área da saúde. 
 
As atividades dos programas de residência na UPF tiveram início no ano de 2013 e são financiadas com bolsas do Ministério da Saúde. “A Residência é espetacular, traz uma carga de conhecimento relativamente grande em um tempo moderado. Profissionalmente, eu recomendaria para todos os meus colegas e também para os demais profissionais, de todas as áreas envolvidas”, disse o médico-veterinário, formando em Residência na área de Patologia Animal, Eduardo Rebelato Sakis. 
 
O desenvolvimento de programas de residência é resultado do comprometimento de diversas entidades com os serviços de saúde da região, visando à melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. 
 
Diversas autoridades prestigiaram o evento, dentre elas, o vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda; o vice-reitor Administrativo, professor Dr. Cristiano Cervi; a secretária municipal de Saúde de Passo Fundo, professora Dra. Carla Gonçalves; o coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde, professor Dr. Márcio Machado da Costa; a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer e Cardiologia, professora Me. Daiana Kümpel; o coordenador do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, professor Dr. Ferdinando De Conto; o diretor técnico médico do Hospital São Vicente de Paulo, Dr. Adroaldo Baseggio Malmann; o representante do Hospital das Clinicas, Dionisio Adelcir Balvedi; o coordenador administrativo do Hospital Veterinário, André Ricardo Suto de Araújo; e demais professores, diretores e coordenadores da Universidade.
 
Gostou? Compartilhe