Tradição e inovação no ensino em saúde

Hospital de Clínicas é certificado como Hospital de Ensino pelo Ministério da Saúde

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As constantes transformações na área da saúde exigem profissionais qualificados para a assistência integral e atendimento voltado à conduta multiprofissional. Pioneiro no ensino em saúde na região, os primeiros passos do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo na área de ensino foram dados com a fundação da primeira Escola de Enfermeiras e Parteiras, em 1939. Desde então, muitas iniciativas culminaram para que o HC fosse reconhecido por sua qualidade assistencial e incentivo à formação e capacitação de profissionais para atuação na área da saúde. Certificado como Hospital de Ensino pelo Ministério da Saúde desde o ano de 2005, atualmente a instituição possui dois Programas de Residência Multiprofissional com a chancela do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, nas áreas de Urgência e Emergência/Intensivismo e Materno-Infantil/Neonatologia, recentemente validado pelo órgão.  “Dentro do cenário de ensino de pós-graduação para a área da saúde na região o Programa de Residência Multiprofissional Materno-Infantil/Neonatologia é único, regionalmente falando, e trabalha muito sob uma linha de cuidado da mãe e do bebê, sendo esta uma das áreas prioritárias de atenção do Sistema Único de Saúde.” salienta a coordenadora de Ensino e Pesquisa Acadêmica do HC, Marisa Diniz. 

 

O programa de Residência Multiprofissional Materno-Infantil/Neonatologia desenvolvido pelo Hospital de Clínicas integra os cuidados assistenciais baseados em uma linha de cuidado que terá repercussão ao longo da vida do paciente. “Nós temos hoje o encontro de uma necessidade locoregional, onde ainda nós não temos dados epidemiológicos extremamente favoráveis. Neste sentido, a inserção das áreas profissionais vai colaborar muito com a melhoria destes dados. Então, hoje o nosso Hospital possui um diferencial de extrema importância regional”. pontua Marisa.  


A atuação dos residentes nos Programas de Residência Multiprofissional no Hospital de Clínicas, com intervenção nas áreas de urgência e emergência e materno-infantil, compreende as áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. “Em termos de educação, o Hospital de Clínicas hoje oferta um programa altamente diferenciado, primeiramente porque nós temos dentro da instituição a grande possibilidade de o residente multiprofissional vivenciar a completude do cuidado, da assistência e daquilo que se entende hoje como cuidado baseado em evidências.” destaca a coordenadora.

 

A capacitação profissional através de treinamento em serviço no Hospital de Clínicas é vinculada à orientação para uma visão de promoção de saúde, pesquisa e cidadania, priorizando também o cuidado na atenção básica. O Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência/Intensivismo é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo e Prefeitura de Mato Castelhano, que atuam como cenário de prática destes profissionais. “A residência multiprofissional trabalha muito na transição do cuidado, tentando minimizar as possíveis sequelas dos pacientes e maximizar as orientações ao familiar e fazer a referência e contra referência de uma forma mais estreita”, evidencia.


O Hospital de Clínicas é ainda cenário de prática de outros três Programas de Residência Multiprofissional nas áreas de Atenção ao Câncer, Cardiologia e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, através de convênio com a Universidade de Passo Fundo e Secretaria de Saúde de Passo Fundo. “Em termos de ensino hoje, nós estamos atuando em eixos de cuidado extremamente importantes, a instituição se preocupou em formar seus programas baseado em uma necessidade prioritária locoregional e que se replica a nível nacional.” finaliza Marisa. 

 

Além disto, o Hospital de Clínicas também atua como cenário de atividades dos Programas de Residência Médica e graduação em Medicina, em parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul – Campus Passo Fundo e através de convênio com a IMED atua na formação de acadêmicos do curso de Medicina. A integração entre os segmentos de saúde e ensino propicia ao município de Passo Fundo destaque no cenário regional. “Nossa instituição cresceu muito nos últimos anos principalmente pela questão do ensino. O HC atua em quatorze programas de residência médica e vários programas de residência multiprofissional e profissional porque entendemos que a gestão tem que estar hoje conectada com o ensino para poder fazer melhorias.” evidencia o administrador do Hospital de Clínicas, Luciney Bohrer.
 
 
Difusão e renovação
O Hospital de Clínicas recepcionou, nesta sexta-feira (01), novos residentes médicos e multiprofissionais que irão atuar na rotina assistencial da instituição. Os integrantes de quatorze Programas de Residência Médica desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo foram recepcionados durante a manhã. “O Hospital de Clínicas é um Hospital de Ensino, qualificado desde 2005, que possui residência médica desde 1998, então ele já tem uma experiência tanto da graduação, nós temos três universidades que tem a sua graduação funcionando aqui e também na residência, na pós-graduação nós temos 14 programas de residência médica com estrutura muito adequada para a boa formação.” frisou o coordenador da Comissão de Residência Médica, Dr. Jairo Caovilla. Os profissionais que passam a integrar os Programas de Residência Multiprofissional UPF/HC/SMS em Atenção ao Câncer, Cardiologia e Cirurgia Bucomaxilofaciais e Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência/Intensivismo HC/PMPM/PMMC também receberam as boas-vindas da direção médica e administrativa do Hospital de Clínicas. 

 

Gostou? Compartilhe