Campanha de prevenção de DSTs no Carnaval

Estarão disponíveis preservativos e material informativo em diversos locais

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A transmissão do HIV/AIDS, IST (infecções sexualmente transmissíveis), sífilis e hepatites virais se dá principalmente através de relações sexuais desprotegidas e pelo compartilhamento de agulhas e seringas. Com a maior festa popular se aproximando o uso da camisinha é fundamental para a prevenção dessas doenças.


É por isso que a Secretaria de Saúde e o Serviço de Atendimento Especializado – SAE, como forma de conscientizar e informar a população principalmente os jovens, que não tem medo do HIV/AIDS, estarão orientando sobre como o uso de preservativos é importante na prevenção dessas doenças. Por conta disso, estarão disponíveis preservativos e material informativo nas unidades de saúde, bares, casas noturnas, blocos de carnaval, hospitais, empresas, universidades e para a população em geral.


Testes rápidos e PEP
Além da prevenção, a população pode realizar os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais regularmente. Esses testes estão disponível em todas as unidades de saúde do município e no SAE.

Outra orientação é que pessoas que tiveram relação sexual desprotegida, devem procurar serviço de saúde para realizar a PEP (Profilaxia Pós Exposição ao HIV), que é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essa infecção, deve ser iniciada, preferencialmente nas primeiras 2h após a relação sexual e no máximo em até 72h.

Essa medida deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio como: violência sexual, relação desprotegida, acidente ocupacional com instrumento, perfurocortante ou contato direto com material. Este atendimento da PEP está disponível no SAE de segunda a sexta-feira no horário das 8h até as 17h. No final de semana, feriados e após as 17h fica disponível no Hospital Municipal.

Gostou? Compartilhe