OPINIÃO

Fatos 12.03.2019

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Recado claro

O agronegócio abraçou o projeto do novo governo, apoiando a eleição de Jair Bolsonaro e agora quer retorno. O recado não poderia ter sido mais claro e foi dado ontem na abertura da Expodireto Cotrijal, pelo presidente Nei Cesar Mânica. Esse retorno, de imediato, se traduz na liberação de um aporte de R$ 3,5 bilhões para o Moderfrota, viabilizando a compra de máquinas e implementos agrícolas. Nem o vice-presidente Hamilton Mourão e muito menos a ministra da Agricultura Tereza Cristina deram a resposta que todos estavam esperando. Talvez pelo fato de que o ministro da Economia, Paulo Guedes esteja de mão fechada, como disse o senador Luiz Carlos Heinze, PP, à colunista.  Mas para o professor e pesquisador Elmar Floss, há uma inversão de prioridades na pauta do segmento. Para ele, o agricultor não precisa de mais financiamento para se endividar ainda mais. Ele entregou a ministra uma pauta com 18 itens considerados essenciais para o agronegócio.  

Púlpito

A ministra Tereza Cristina passou por duas situações inusitadas na abertura da Expodireto Cotrijal. Mesmo apresentando-se como ministra, os seguranças barraram a sua entrada na área reservada às autoridades. Levou alguns minutos até que o mal-entendido fosse desfeito. A segunda foi na hora de discursar. A ministra dispensou o púlpito, porque literalmente desapareceria atrás dele, em função da estatura. O governador Eduardo Leite, tratou de fazer um elogio à ministra dizendo que ela é uma grande mulher por suas ações.

Gênero

Homo sapiens é o nome dado à espécie dos seres humanos, de acordo com a classificação taxonômica. Esta é uma expressão latina que significa literalmente “homem sábio” ou “homem que sabe”. A expressão não faz referência ao gênero. No entanto, o vice-presidente Hamilton Mourão, depois de fazer graça com a altura da ministra da Agricultura Tereza Cristina, dizendo que ela vale por dez homens do governo, também brincou com a variação de gênero do homo sapiens, dizendo que também existe a mulher sapiens. Risos amarelados na platéia.

União de esforços

No próximo dia 18, a bancada gaúcha no Congresso vai se reunir com o governo do Estado, Assembleia Legislativa e Judiciário para traçar ações conjuntas que visem resolver os problemas do Estado. “Sem partidarismos ideológicos, queremos unidade”, disse o presidente do Parlamento Luiz Augusto Lara.

Presença

Vice-presidente Hamilton Mourão foi elogiado pela constante presença no Estado. Gaúcho de Porto Alegre, tem participado de eventos e ações com muita freqüência.

PSB expulsa Tiechinho

O Diretório municipal do PSB acolheu por unanimidade o parecer da Comissão de Ética que julgava a conduta do vereador Renato Orlando Tiequer, cujo parecer se manifestou pela expulsão do vereador por infidelidade partidária e comportamento incompatível com o Estatuto do partido. Ainda em agosto, durante o Congresso Nacional, o PSB aprovou e emitiu resolução impedindo o apoio e a manifestação pública de filiados do Partido aos candidatos de ultradireita, vetando rigorosamente o apoio à candidatura de Jair Bolsonaro.

Justificativa

Conforme Alexandre, a resolução não impedia seus filiados de votarem em quaisquer candidatos, uma vez que o voto é secreto, inominal e intransferível por força constitucional, entretanto vetava o apoio público a Bolsonaro. Durante a campanha, Renato Tiecher usou as redes sociais e apresentações públicas para manifestar seu apoio – incluindo o uso folclórico de seu carro pessoal – que durante a campanha eleitoral de 2018 realizou intensa campanha ao então candidato, fato comprovado nos autos do expediente administrativo direcionado à comissão de ética partidária.

 

Gostou? Compartilhe