As águas de março chegaram com força em todo estado. Na região, a instabilidade iniciou ainda na segunda-feira (11), com pancadas de chuva fortes e um ligeiro declínio nas temperaturas. De acordo com o Major Ricardo Mattei Santos, da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, nas últimas 24 horas houve registro de anormalidade - alagamento e destelhamentos - apenas no município de Cruz Alta e Roque Gonzales. Em Passo Fundo, apesar da forte chuva que se deu, especialmente no início da tarde de ontem (12), apenas alguns locais da cidade, como a região central, apresentaram grande aglomerado de água nos entroncamentos das ruas.
A previsão é de que a chuva continue ainda nesta quarta-feira (13), quando o dia inicia encoberto com chuva, passando a nublado à tarde. As temperaturas devem ficar entre 15ºC e 22ºC. Já durante a quinta-feira (14) e a sexta-feira (15) a chuva dá uma trégua no município. A temperatura mínima deve ficar entre 16ºC e a máxima em 26ºC. A instabilidade retorna no final de semana, com pancadas de chuva e trovoadas à tarde ou à noite. Ainda é cedo para saber há possibilidade de temporal. O acumulado de chuva no mês de março, até às 15h de ontem (12), foi de 84mm, sendo 62% de toda a média esperada para o mês, que é de 135mm. O mês de fevereiro fechou com 200mm, sendo 34mm acima da média esperada. A menor média do ano é em abril, com média história de 100mm para a região.
De acordo com o observador metereológico da Embrapa Trigo, Ivegdonei Sampaio, a chuvarada no mês de março já é característico. “Esse frio, com tardes tendo temperaturas mais amenas, já faz parte da transição do verão para o outono que inicia no dia 20 de março. O friozinho também tem um pouco a ver com as chuvas e dias encobertos, mas não é considerada uma anormalidade porque o tempo já começa a se preparar para as quedas da temperatura”, explica Sampaio. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), mantém o prognóstico de que a temperatura da superfície do mar no pacífico equatorial caracteriza o evento El Niño fraco, ou seja as chuvas ainda devem vir de dentro a até um pouco acima da média prevista.
Estado
O boletim meteorológico emitido nesta terça-feira (12) pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) destaca que as instabilidades, associadas a um sistema de baixa pressão e alimentadas pelos ventos úmidos em altos níveis, mantêm as condições para chuvas em forma de pancadas que podem ser expressivas e acompanhadas de trovoadas em todo o estado. Conforme os meteorologistas, as pancadas podem vir também com ventos em forma de rajadas.
Mas as instabilidades perdem força nesta quarta-feira (13) e, ao longo do dia, o ar seco toma conta de parte do estado. Ainda terá chuvas nas regiões sul, leste e norte, com possibilidade de trovoadas isoladas e ventos de até 50 km/h. Na quinta-feira (14), as instabilidades ainda atuam no sul gaúcho onde são esperadas pancadas de chuva especialmente no período da tarde. No restante do estado, haverá sol com nebulosidade variável. As temperaturas sobem e garantem uma tarde quente. Na sexta (15), terá sol com variação de nebulosidade pelo estado. É esperada uma elevação gradual nas temperaturas.