Serviço oferecido pela Codepas é debatido na Câmara

Moradores de bairros como Integração e Manoel Portela, vem sofrendo com a pouca circulação de ônibus nestes locais

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Câmara de vereadores sediou na tarde desta terça-feira (12), no Plenarinho, uma reunião para tratar sobre a dificuldade de funcionamento em algumas linhas de ônibus pertencentes à Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (CODEPAS) em bairros como Integração e Manoel Portela. O vereador Patric Cavalcanti (DEM) solicitou e mediou o encontro, onde integrantes da direção da empresa e representantes destas localidades puderam discutir sobre estas questões.

 

Moradores de bairros como Integração e Manoel Portela, vem sofrendo com a pouca circulação de ônibus nestes locais. Estas localidades são atendidas majoritariamente pelas linhas da Codepas. Em virtude desta dificuldade, contrastando com a grande demanda de usuários nestes bairros, muitas reclamações foram geradas, o que resultou em uma reivindicação de soluções para este problema.

 

Para a designer de interiores, Raquel Fernandes Souza, o bairro Manoel Portela vem sendo muito pouco abastecido pelas linhas de ônibus. “A população do nosso bairro vem sofrendo muito com a falta de ônibus, há pessoas que esperam às vezes, duas horas ou mais, por um coletivo e acabam tendo prejuízo em seus compromissos”, relatou.

 

Outro problema enfrentado é a superlotação nos coletivos. A auxiliar de enfermagem, Sônia Maria de Britto, moradora do bairro Jaboticabal reclamou que, em certa oportunidade, esperou um ônibus por mais de 4 horas. “O motorista fez milagre, acomodando todos os usuários dentro deste veículo que já estava lotado além da capacidade”, declarou.

 

No momento, segundo o diretor presidente da empresa Tadeu Karczeski, a Codepas possui 24 ônibus e atende 11 linhas. Alguns carros da frota se encontram em manutenção, o que acarreta em dificuldades no atendimento. Segundo Karczeski, há sérios obstáculos que impedem um melhor funcionamento da frota. “Boa parte das linhas são deficitárias e o maior problema é relacionado ao mau funcionamento de alguns coletivos, que estão em frequente manutenção. O que acaba comprometendo o atendimento aos usuários de determinadas rotas”, observou.

 

Já de acordo com o diretor operacional da Codepas, José Carlos Merlin, para melhor atender a população, a ideia é, após a licitação prevista para abril de 2019, colocar em prática um novo modal operacional. Ele consiste em um sistema integrado entre as empresas, onde será aplicado a bilhetagem eletrônica, ou seja, os usuários terão um dispositivo eletrônico que servirá para pagar a passagem.

 

Ainda, segundo Merlin, será feita a solicitação formal por parte da Companhia junto à Secretaria de Transportes e Serviços Gerais para que a empresa Coleurb assuma as linhas que atendem ao Bairro Manoel Portela até que haja a licitação. “Queremos solicitar a Coleurb que possa assumir estas linhas para que a população destes bairros seja novamente bem atendida”, salientou.

 

O vereador Patric Cavalcanti (DEM) reforçou que uma das resoluções do encontro foi a solicitação de uma nova reunião entre a Secretaria de Transporte e Serviços Gerais, Conselho Municipal de Transportes e Codepas. “O alto índice de veículos em manutenção é um impeditivo para atender a demanda de usuários nestas regiões. Isto será levado à pauta deste próximo encontro. Para que haja uma adequação de atendimento, a ideia é repassar duas linhas da Codepas para a Coleurb e assim garantir um melhor atendimento aos usuários do transporte público municipal”, afirmou.

Gostou? Compartilhe