Desde o ano de 1947, repete-se anualmente o acendimento da Chama Crioula, marcando a abertura dos Festejos Farroupilhas no Estado. Em 2019, pela 15ª vez, o Grupo Cultural Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio irá conduzir este símbolo da cultura gaúcha. Esse foi um dos temas do encontro do grupo nesta semana, que contou com a presença dos membros da entidade, da coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi e do vereador Leandro Rosso (PRB).
Para o comandante da cavalgada, Paulo Roberto dos Santos, conduzir a Chama pela 15ª vez, é uma honraria. “Sentimos uma grande satisfação em conduzir um dos maiores símbolos da tradição gaúcha, representando a 7ª Região Tradicionalista e seus filiados”, enfatizou.
Na oportunidade, Rosso, simpatizante do grupo, usou de seu discurso para parabenizar a equipe e a coordenadora de 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi. “Sempre que o assunto é tradição gaúcha, não podemos esquecer o nome dessa mulher que tanto luta pela nossa cultura, parabenizando por todo o trabalho e dedicação à 7ª Região Tradicionalista. E ao Grupo Cavaleiros do Planalto Médio, pelo qual tenho grande admiração, e que carregam a bandeira da nossa cidade, por todo o Rio Grande, mostrando que a nossa tradição está muito bem representada”, frisou o vereador.
A expectativa é de que representantes de todas as regiões tradicionalistas do Estado, se desloquem até o município de Tenente Portela, entre os dias 16 e 18 de agosto deste ano, para o evento de Geração e Distribuição da 72ª Chama Crioula.
No encontro foram discutidas as novas indumentárias gaúchas e do grupo. Também foi a oportunidade de dar posse a três novos integrantes do Cavaleiros do Planalto Médio. São eles: Marcelo Verceli de Oliveira, Guilherme Mendes e Ildemar Schons.