Prefeitura deve fazer nova chamada de professores

Turma de 43 educadores contratados já está trabalhando nas escolas do município

Por
· 4 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na última semana foi anunciado pela Prefeitura de Passo Fundo a contratação de aproximadamente 43 profissionais da educação, que já estão atuando nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF). Os professores se dividiram para atender o ensino fundamental nos anos iniciais e nos anos finais, nas disciplinas de língua inglesa, língua portuguesa, matemática e educação física, além da educação infantil – nível I. De acordo com o secretário de Educação, Edemilson Brandão, empossar novos professores é mais um passo importante. “Desejo sucesso nessa nova caminhada e que vocês possam realizar tudo o que acreditaram durante a formação acadêmica. Podem contar com toda a nossa equipe”, disse.

Uma nova chamada pública de professores ainda deve ser realizada para atender, principalmente, as novas escolas, ou as que passaram por ampliação, e as novas turmas que foram abertas neste ano. “Ao contrário do cenário estadual, nós não tivemos uma redução do número de alunos e, portanto, nem de turmas. Todo início de ano nós fazemos a programação das turmas que nós temos, das turmas novas que são criadas e daquelas que porventura ficam abertas. Esse ano foi um ano atípico, além das turmas novas abertas, tivemos um número grande de profissionais que se aposentaram. Então, em razão dessas vagas que ficam em aberto, a gente faz a chamada dos profissionais novos. Ainda devemos ter novos empossados”, ressalta Brandão. Também tomaram posse duas secretárias de escola – na EMEF Daniel Dipp e EMEF Padre José de Anchieta.

 

Assim, além de reforçar o ensino nas diferentes áreas, a expectativa é de melhorar a educação pública municipal e sanar as dificuldades existentes, as fragilidades e a movimentação grande de profissionais da área que entram em atestado, se aposentam ou pedem exoneração do cargo. Para a secretária de Administração, Marlise Lamaison Soares, esse ato de posse dos professores demonstra mais uma vez o compromisso do governo com a educação. “São mais professores empossados que irão se somar aos mais de duzentos que já chamamos no nosso governo”, afirma. Ao todo, estes profissionais foram inseridos em 24 escolas do município, de pelo menos 20 bairros. 

 

Escolas municipais

Na atual administração já foram entregues 16 novas escolas em diferentes regiões da cidade. A mais recente foi a reforma no telhado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta, no bairro Jerônimo Coelho, ainda neste mês de março. A obra ocorreu no prédio onde funciona diretoria, sala dos professores, biblioteca, sala de recursos e coordenação pedagógica, na parte antiga da escola, com a intenção de resolver problemas crônicos no telhado, com substituição de peças estruturais, telhas e calhas. Conforme o projeto, foi retirada a cobertura do espaço, melhorando paredes, novos pilares e vigas, além da colocação de estrutura nova de madeira com telhas de fibrocimento e serviços complementares de funilaria. Também foram feitos serviços nos beirais e forros e pintura.

 

De acordo com Brandão, em outubro do ano passado foi entregue à comunidade a Escola da Santa Maria, totalmente nova. A escola passou a atender aproximadamente 200 crianças do bairro e entorno, com idades de 0 a 5 anos e 11 meses. A EMEI da Santa Maria tem o projeto arquitetônico estabelecido pelo Programa Pró-infância, com dois blocos interligados, um pavimento de cinco salas de aula e uma sala multiuso, circulação coberta, pátio coberto, playground e refeitório. “Um ambiente acolhedor é que proporciona um melhor desenvolvimento das crianças e é isso que buscaremos para cuidar, brincar e educar na nova EMEI do bairro Santa Maria”, observou. Houve ainda ampliações nas escolas da EMEI Margarida, EMEF Daniel Dipp e EMEF Wolmar Salton. Todas elas, com as reformas, recebem um quadro reforçado de professores.

 

Em obras

Atualmente, estão em obras as escolas dos bairros Santa Marta, Santa Maria e Parque do Sol. “Um esforço grande do município, no momento em que nós estamos atravessando um período de crise, em todas as esferas, seja municipal, estadual ou federal, é um grande esforço a gente poder trazer colegas para reforçar o time, e portanto trazer qualidade para a nossa educação ainda mais. Esforço que o municio faz, primeiro de manter em dia o salário dos professores e segundo que chamar novos professores, tem um impacto. É um esforço, é uma prioridade. Para que Passo Fundo tenha e mantenha a sua qualidade, atendendo bem as nossas crianças”, pontua o secretário.

 

Cenário Estadual

As escolas estaduais da região devem perder ao todo, em 2019, aproximadamente dois mil alunos. Pelo menos 100 turmas deixam de existir, restando em torno de 1,5 mil turmas para atender os alunos de todos os níveis e de todas as escolas de abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Os dados exatos de números de matrículas deste ano ainda seguem em apuração, porém a diminuição significativa pode ser notada analisando o número de estudantes matriculados nos últimos anos. A curto prazo os números podem não parecer tão expressivos, mas quando se faz uma análise que leva em consideração oito anos de diferença, a redução se torna muito mais aparente. Como ressaltado por Brandão, Passo Fundo não se encaixa nas estatísticas, pois apresenta um aumento de turmas nas escolas do município.

 

 

Escolas contempladas pelos profissionais empossados

Escolas Municipais de Ensino Fundamental

EMEF Guaraci Barroso Marinho - bairro Zacchia

EMEF Cohab Secchi - bairro Cohab II

EMEF Senador Pasqualini - bairro Vera Cruz

EMEF Arlindo Luiz Osório - bairro Vila Dona Júlia

EMEF Antonino Xavier - bairro Vila Jardim

EMEF Coronel Lolico - loteamento Tupinambá

EMEF Coronel Sebastião Rocha - bairro Valinhos

EMEF Santo Agostinho - bairro Nene Graeff

EMEF Wolmar Salton - bairro São Cristóvão

EMEF Etelvina Rocha Duro - bairro Parque Farroupilha

EMEF Eloy Pinheiro Machado - loteamento Leonardo Ilha

EMEF Daniel Dipp - bairro Hípica

EMEF Escola do Hoje - bairro São José

EMEF Fredolino Chimango - loteamento Jaboticabal

EMEF São Luiz Gonzaga - bairro São Luiz Gonzaga

EMEF Dom José Gomes - bairro Loteamento Santa Rita

EMEF Lions Clube Norte Passo Fundo - bairro Cruzeiro

EMEF Padre José de Anchieta - bairro Jerônimo Coelho

 

Escolas Municipais de Educação Infantil

EMEI José Antônio Falcão - bairro São Luiz Gonzaga

EMEI Cantinho da Ritinha - loteamento Santa Rita

EMEI Maria Elizabeth - bairro São Cristóvão

EMEI Irmã Maria Margarida - vila Victor Issler

EMEI Francisco Luiz Bianchini - loteamento Jaboticabal

EMEI José Laudário Haupenthal - bairro Santa Maria 

Gostou? Compartilhe