O vereador Patric Cavalcanti (DEM) convocou para a tarde desta terça-feira (19) uma reunião entre representantes da Associação dos Funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas), do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos Urbanos de Passo Fundo (Sindurb), e da direção da Codepas. O encontro, que ocorreu no Plenarinho da Câmara de Vereadores, tratou da possibilidade da entrega de duas linhas de ônibus da Codepas para a empresa Coleurb.
Os pontos mais citados nas reclamações de usuários são o itinerário de algumas linhas, a demora na espera e a não pontualidade no horário. A direção informou problemas com 10 veículos que foram comprados e vieram com vício oculto. Trata-se de um problema que aparece posteriormente quando os carros estão em funcionamento e acaba ocorrendo problema de manutenção.
A Codepas não tinha ônibus para fazer os reforços, sendo que conta atualmente em sua frota com 24 ônibus, estando com seis destes sucateados. A empresa informou que destes que estão fora de serviço, dois servirão como reforço, assim que voltarem a operar. Durante a reunião, ainda foi solicitada junto à direção da Codepas um rápido retorno em relação à melhoria e manutenção dos ônibus, além da contratação de mais mecânicos.
Segundo o diretor presidente da empresa Tadeu Karczeski, o problema é crônico e não é somente enfrentado pela Codepas. Ele explica que as pessoas estão procurando outros modais de transporte, além do público, o que acarretou na redução do número de passageiros e no aumento dos custos. Sobre esta majoração são listados itens como pneus, combustível, manutenção e os próprios veículos. O diretor reforçou que as duas linhas sugeridas para entrega são deficitárias, e que já existem empresas concorrentes executando estes itinerários. “O déficit da Codepas no ano de 2018 foi acima de R$ 2,5 milhões. Não fosse o transporte coletivo, a empresa daria lucro de R$ 800 mil ao ano, sobre os demais serviços prestados pela empresa”, salienta Karczeski.
Já o diretor operacional, José Carlos Merlin, se comprometeu a ter um canal direto de comunicação com os funcionários. De acordo com o presidente do Sindiurb, Miguel Valdir dos Santos, a reunião foi positiva pelas tratativas apresentadas. “Em um primeiro momento, não serão retiradas as linhas de circulação. Também pelo fato de a empresa já ter solicitado o conserto de mais dois veículos. Assim, serão dois carros a mais nas linhas, facilitando o trabalho de manutenção dos ônibus”, afirmou.
O vereador Patric Cavalcanti (DEM) reforçou que a reunião foi importante para fazer alguns encaminhamentos, dentro da discussão, em prol de melhorar o atendimento da Codepas para os seus passageiros. “Ficou organizado que haverá uma ouvidoria dentro da Codepas para que a gente possa atender a demanda da sociedade que está precisando e quer que o transporte funcione. A comunidade acredita na Codepas e nós também temos que dar o apoio a ela”, ratificou.
Patric ainda sugeriu que, dentro do processo licitatório do transporte público que acontece em abril, a Codepas possa fazer a aquisição de micro-ônibus. “Se como foi falado pela direção, que alguns ônibus acabam circulando com poucos passageiros, o micro-ônibus poderá suprir a necessidade e pela metade do custo de um coletivo tradicional”, observou.