As instalações do Prisma: Estação Cultural da Gare recebem não apenas a parte estrutural e de equipamentos, mas também livros que passam a fazer parte do acervo. Através do programa Leia para uma criança, da Fundação Itaú Social, 110 obras foram entregues, entre livros de literatura para crianças, jovens e adultos.
Projetado para ser um espaço de leitura de mundo, do impresso ao digital, da literatura e das artes aos games, o Prisma tem curadoria da professora Dra. Tania Rösing, que comenta a parceria com o programa. Para ela, a trajetória pela formação de leitores em Passo Fundo, por mais de três décadas, garante sintonia com diferentes programas de mesma natureza, que são destinados a desenvolver leitores do livro ao digital. “A contribuição em livros do Instituto Itaú Cultural é a demonstração do reconhecimento do que já se fez em Passo Fundo e o desafio da ampliação dessas ações. Prisma: Estação Cultural da Gare é a perspectiva contemporânea da leitura, onde se vivência a gameficação da existência. Agradecemos aos dirigentes do Itaú Cultural, na certeza de que os livros recebidos se constituem em material de excelência para crianças e jovens em processo de formação leitora”, afirma Tania.
O projeto busca transformar a região da Gare em um grande parque, com olhar distinto para todas as gerações. A formação de leitores em diferentes suportes e a interação com linguagens artísticas estão entre as principais propostas.
O espaço já recebeu intervenções de acabamento em gesso, instalação de pontos de ar-condicionado e rede elétrica e rede lógica, além da montagem dos móveis. O investimento para as obras de segurança e fechamento do PRISMA, automatização do local e equipamentos está sendo viabilizado com medidas compensatórias e recursos próprios da Prefeitura de Passo Fundo.
Leia para uma criança
A proposta do programa Leia para uma Criança é incentivar a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. Além disso, o programa seleciona livros infantis por meio de edital. Os títulos selecionados são distribuídos para a sociedade e para espaços educativos como bibliotecas, escolas, organizações da sociedade civil e instituições de assistência social, além de oferecer formações sobre mediação de leitura.
Desde a criação do programa, mais de 51 milhões de livros impressos já foram distribuídos. Mais de 12 mil obras já foram oferecidas em braile e com fonte expandida para pessoas com deficiência visual. Mais de 3 milhões de livros já foram enviados para bibliotecas públicas, organizações da sociedade civil e escolas.
Estação Cultural da Gare recebe livros
· 2 min de leitura