A empresa Gol Linhas Aéreas anunciou, na segunda-feira (25), a escolha de Passo Fundo como uma das quatro novas cidades do interior do país a entrar na rota de operação da companhia de aviação civil.
Em nota, a empresa afirmou já ter solicitado a autorização para o início das operações junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), através do Sistema de Regitro de Operações (SIROS). “Neste momento, o pedido está em análise pelos órgãos regulatórios e faz parte do plano de intenção de iniciar voos regulares nesta cidade”, declarou. O tempo estimado para que haja a liberação da rota pelos órgãos fiscalizadores, no entanto, não foi divulgado.
Conforme o pedido, o transporte aéreo de passageiros seria feito com aeronaves Boeing 737-700, com capacidade para 138 tripulantes com conexão direta ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo. Atualmente, o Aeroporto Lauro Kortz opera somente com voos diretos ao Aeroporto Internacional de Viracopos (VRC), em Campinas, pela companhia aérea Azul. Segundo estimativas, a conexão entre ambos campos de aviação dura cerca de 1h25min.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes da Silva, pondera que, com a intenção de operação da empresa Gol, a cidade vai ampliar a oferta de transporte aéreo, possibilitando que haja novos investimentos no município. “Passo Fundo vai contar com mais duas operações diárias para São Paulo. Isso otimiza tempo e logística para empresários e a comunidade regional”, aponta. Segundo ele, dentre as cidades do interior que possuem um complexo aeroportuário, somente Caxias do Sul ofertava os deslocamentos domésticos realizados por mais de uma companhia aérea.
O estudo de viabilidade para o funcionamento dos serviços da empresa iniciaram em 2017, quando o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, reuniu-se com a Gol, em Guarulhos. “A previsão é de que, nesta semana, os técnicos da companhia aérea estejam na cidade para fazer uma avaliação técnica do aeroporto e dos espaços internos”, afirmou Silva.
Além de Passo Fundo, Mato Grosso, Paraná e Bahia estão na agenda de expansão de rotas da Gol.
“Alargamento da pista não era previsto no contrato”
Autorizado desde junho do ano passado pelo então governador do estado, José Ivo Sartori, o edital para reforma e ampliação do Aeroporto Lauro Kortz prevê a destinação de 55 milhões de reais para a obra de um novo terminal de passagens com esteira; estacionamento; sistema de ilumanação por LED na pista de pouso e decolagens, além de uma estação meteorológica e de radiocomunicação.
Previstas para serem incluídas no pacote de modernização, a extensão das cabeceiras da pista, no entanto, não entraram no contrato licitatório. Com a exclusão, aeronaves de portes maiores continuam sem conseguir realizar pousos e decolagens no município. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes da Silva, explica que o alargamento da pista não era previsto porque os investimentos partem do governo estadual e da União. “O contrato foi firmado entre o governo e a empresa Traçado, vencedora da licitação pública, a critério do estado. Nós fomos incisivos nessa questão porque não queríamos perder os recursos que, após a reforma, possibilitarão que entre 5 a 6 operações sejam feitas quase no mesmo horário”, reiterou.
De acordo com ele, a elaboração do projeto demandou 6 meses, cujo prazo final se encerra em junho deste ano para que, a partir de então, os trabalhos sejam executados.