Foi criado em Porto alegre o Instituto Pietro que terá ações em todo o Brasil para o incentivo ao aumento de doações de medula, pesquisa e tratamento de leucemia. O Presidente do Instituto, Ex-Deputado Federal Beto Albuquerque e mais 54 pessoas foram os fundadores e no discurso ele destacou os avanços registrados nos últimos dez anos. “Tínhamos em 2008, 45 mil doadores de medula no Rio Grande do Sul e no Brasil um total de 750 mil, sendo que hoje o banco nacional conta com 5 milhões de doadores”.
Ipietro 2
O Ministro Adjunto de Saúde, João Gabardo dos Reis se fez presente como fundador e destacou a luta de Beto Albuquerque nos últimos dez anos. Para Gabardo a integração do REDOME ao Banco mundial de 37 milhões de doadores foi um marco no tratamento da leucemia.
Ipietro 3
Pietro Albuquerque descobriu a doença em 2007 e faleceu há dez anos, entretanto, antes de sua partida escreveu dois livros, sendo um editado antes de seu falecimento. A família do jovem que completou em 2019, 30 anos transformou a dor em luta e hoje com a criação do Instituto que leva o seu nome consolidam políticas públicas que irão melhorar significativamente o tratamento da leucemia.
Ipietro 4
Tive a alegria de ser convidado pelo meu amigo Beto Albuquerque para ser um dos 55 fundadores e ainda estar no conselho. Estar neste projeto e poder melhorar a vida de milhões de pessoas com ações do Instituto Pietro é certamente um privilégio. “ Obrigado Beto”.
Aeroporto
A notícia de ampliação dos voos pela empresa GOL em Passo Fundo, consolida o que tenho falado por muito tempo. Passo Fundo é uma das dez principais economias do Rio Grande do Sul e com certeza temos muitas questões a serem implementadas e melhoradas, mas sem dúvidas temos grandes conquistas em uma época de crise em todo o solo brasileiro. Nosso aeroporto é o 3° do Estado e com este anúncio haveremos de melhorar ainda mais. Torcer por Passo Fundo, não é torcer por Governo e sim querer que nosso município avance. Eu torço amo e cuido de minha cidade.
Previdência
A mudança na Previdência Social é necessária, precisamos discutir e fazer as alterações. O que não podemos concordar é a divisão de esquerda e direita em temas importantes como da previdência, educação, saúde ou segurança. Temos itens no projeto do Presidente Jair Bolsonaro que de fato devem ser apoiados e aprovados e outros amplamente debatidos. Destaco por exemplo, retirar da Constituição a questão da previdência e diminuir o número de votos necessários para aprovação em plenário.
Previdência II
Terminar com aposentadorias especiais para políticos é outra tarefa urgente e também não esquecer de classes beneficiadas com vários auxílios que são incorporados nos benefícios. Pensão para filhas de militares já passou da hora de extinguir são itens a serem debatidos e aprovados.
Câncer
Cresce o número de pessoas que enfrentam esta doença e precisamos urgente trabalhar em questões de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Infelizmente a doença está ligada diretamente a nossa alimentação, cada vez mais industrializada, com conservantes. Esta realidade é conhecida de muitos e fazemos passar desapercebida para que não tenhamos que enfrentar as mudanças necessárias para inverter este quadro.
Câncer II
O problema é que o comodismo nos faz pensar que acontece apenas com os outros, mas não é bem assim. Hoje temos que debater e mudar a venda de produtos cancerígenos que estão nas prateleiras dos supermercados. É possível sim termos outra realidade, desde que tenhamos decidido qual é a prioridade de nossa sociedade.
Câncer III
Em Passo Fundo com os amigos Médico Pablo Santiago e o Ex-Deputado Federal Beto Albuquerque consolidamos no HSVP o Centro Oncológico Infanto-Juvenil. Temos que avançar e garantir a Unidade de Internação para estas crianças e ainda o Centro de Transplante de medula óssea. Melhorar para poder curar mais e mais pacientes. “Um paciente não é apenas um paciente, é o amor de alguém”.