Alunos e professores atendem no Hospital Municipal

Os atendimentos dos acadêmicos está sendo com atuação clínica, cirúrgica/ambulatorial e pediátrica

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A comunidade que procura o Hospital Municipal Dr. César Santos para atendimento já está sendo beneficiada pelos serviços viabilizados através de parceria da Prefeitura de Passo Fundo e a Faculdade de Medicina da UPF. Mais de 80 pessoas, entre professores médicos e alunos, prestarão o atendimento à comunidade no Pronto Atendimento Adulto e no Pronto Atendimento Pediátrico da instituição. 

No setor de pediatria do Hospital Municipal, os alunos estão realizando os atendimentos sob a coordenação da Professora de Medicina Pediátrica, Rita de Cássia Nunes, que destacou a importância do convênio para os alunos e comunidade. “Aqui é a realidade, saímos dos livros e viemos para o dia a dia. Nossos alunos conhecem os problemas e tentam minimizar as urgências que aparecem, fazendo o primeiro atendimento. Essa parceria é muito significativa para eles, que ganham e ampliam seus conhecimentos e a comunidade que tem à disposição jovens médicos dispostos a fazer o melhor”, observou.

O aluno do 9º nível/5º ano, Mateus Borin, comemora a ação feita pela Prefeitura em conjunto com UPF. “Para Passo Fundo, que é pólo de educação, em especial na Medicina, essas parcerias ajudam na formação de novos profissionais e garantem atendimento à população, já que o Hospital Municipal tem uma grande procura. Avaliamos os pacientes e destinamos a medicação e, nos casos mais graves ou de maior complexidade, encaminhamos para os outros hospitais, onde possam ser feitos exames mais detalhados. Mas ficamos felizes em ajudar, aqui é a vida real”, afirmou.

Apresentando sintoma de gripe, a menina de 1 ano e dois meses, Vitória Luiza, esteve em atendimento acompanhada de sua mãe, Amanda da Rosa, moradora do bairro São José, que elogiou o atendimento dos alunos. “Não tem diferença nenhuma de ser atendida por um profissional formado. Os alunos demostraram interesse e foram dedicados na percepção dos sintomas da minha filha. Saio tranquila daqui, com a medicação e a confiança de que breve ela estará curada, estão de parabéns!”, disse Amanda. 

Os atendimentos dos acadêmicos que cursam a partir do 8º nível está sendo com atuação clínica, cirúrgica/ambulatorial e pediátrica. Todo atendimento é supervisionado por professores médicos ou por preceptores, que são responsáveis pela formação dos estudantes, nos turnos da manhã e da tarde, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira.

Na avaliação do diretor do Hospital Municipal, Róger Teixeira Borges, os atendimentos feitos pelos alunos estão sendo bem-aceitos pelos pacientes. “Os alunos fazem a avaliação e discussão com os preceptores sobre cada situação, depois prescrevem e orientam a medicação. Temos conversado com os alunos e eles se mostram positivos e empolgados com a oportunidade”, falou Roger, que ainda destacou: “continuamos com nossos profissionais atendendo normalmente, os alunos da UPF são um plus nos prontos atendimentos adulto e pediátrico”. 

O convênio considera a conjugação de esforços para o desenvolvimento de ações e atividades específicas e complementares na área da saúde pública, através da oferta de forma contínua de atendimento clínico ao usuário SUS, além da necessidade de reorganizar, incrementar e ampliar os atendimentos de urgência e emergência na cidade. 

Gostou? Compartilhe