Estudantes realizam atividade de limpeza do rio Passo Fundo

Para participar, primeiro os alunos assistiram a uma palestra sobre Resíduos Sólidos Urbanos e discutiram sobre esta problemática e suas influências em relação ao rio Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na tarde de quinta-feira, dia 28 de março, A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Passo Fundo promoveu o Desafio do Lixo. A atividade foi realizada em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Eulina Braga, escola St. Patrick e Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Para participar, primeiro os alunos assistiram a uma palestra sobre Resíduos Sólidos Urbanos e discutiram sobre esta problemática e suas influências em relação ao rio Passo Fundo. Depois, eles  fizeram a limpeza da margem do rio que fica em frente à escola Eulina Braga, no bairro Petrópolis. “Fizemos um pente fino e limpamos a barreira de contenção. A proposta é que os alunos conheçam de perto a realidade do rio e passem a proteger e a recuperar este patrimônio”, afirma o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Wagner Pacheco.

Durante a limpeza foram retirados mais de 300 quilos de resíduos entre papel, plástico, garrafas, latinhas e vidro. O Desafio do Lixo foi criado nas redes sociais, onde a proposta é escolher um local que esteja com acúmulo de lixo, realizar a limpeza e fazer a destinação correta dos resíduos coletados. O principal objetivo é impactar as pessoas e promover educação ambiental na prática. Os alunos assistiram ainda a palestra da bióloga Flávia Biondo sobre o Projeto Rio Passo Fundo, que resgata a importância histórica, cultural e econômica do rio.

Ao final da atividade de limpeza, os estudantes ainda aproveitaram para embelezar o entorno do rio, fazendo um jardim com materiais reciclados. 

Gostou? Compartilhe