Ecoponto promove o descarte correto de resíduos reutilizáveis

Em apenas quatro dias, estação de coleta seletiva instalada na Vila Rodrigues recebeu, entre outros materiais, 35 litros de óleo de cozinha e 300kg de garrafas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um container instalado na Rua Prestes Guimarães, na Vila Rodrigues, tem motivado moradores da região a repensar a maneira de descartar resíduos reutilizáveis. Servindo como uma estação de coleta seletiva, o chamado Ecoponto foi instalado no local na última quinta-feira (28) e, em apenas quatro dias de operação, já coletou 35 litros de óleo de cozinha, 150kg de latas e metais, 300kg de garrafas e quatro metros cúbicos de papelão e plástico. A iniciativa é desenvolvida por duas empresas passo-fundenses, a Una Construtora e a EcoSmart, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

 

Além de ajudar na reeducação e conscientização da população sobre a importância da coleta seletiva para o meio-ambiente, o Ecoponto também gera renda para recicladores do município. Isto porque todo o material descartado no Ecoponto é recolhido pela Cooperativa de Trabalho Amigos do Meio Ambiente (COAMA), beneficiando famílias que integram o projeto TransformAção. “A gente já trabalhava com uma série de ações sustentáveis e desde 2017, com a criação do projeto Meu Bairro Mais Sustentável, nós temos feito reuniões com a comunidade para tentar motivar ela a fazer a classificação dos resíduos e explicar como funciona todo o mecanismo para o material chegar até às cooperativas que fazem a coleta desses resíduos”, explica o diretor da Una, Cristiano Basso.


Este é o primeiro Ecoponto nascido da parceria entre as duas empresas. Nele, a população pode descartar vidros, plásticos, papel, papelão, alumínio, garrafas pet, óleo de cozinha e até mesmo pilhas e baterias. A intenção é que o container fique instalado em frente à Paróquia Santa Terezinha até o fim de abril. “Como trabalhamos mais nessa região e temos muitas ações desse gênero realizadas na Vila Rodrigues, decidimos começar especificamente por aqui. Ainda não há nada decidido, mas a ideia depois desse período é levar a estação para outro espaço do bairro. E acredito também que, a partir de agora, a própria EcoSmart vai instalar o ecoponto em mais espaços, em parceria com outras empresas”, esclarece o diretor.


Recepção positiva
Ainda segundo Basso, moradores de todo o município têm abraçado a ideia. Prova disso é o volume significativo de resíduos recolhido em apenas quatro dias. “Está sendo fantástico. As pessoas estão indo até lá e levando as crianças para fazer a brincadeira de classificação dos materiais. Isso é muito positivo porque várias pessoas ainda não têm uma boa orientação de como escolher o melhor destino para os resíduos e, quando entram em contato dessa maneira, acabam aprendendo”.

Gostou? Compartilhe