Hemopasso realiza hoje campanha

No dia 18 de abril será realizada outra ação para manter os estoques em um volume suficiente durante a Páscoa

Por
· 3 min de leitura
Hemopasso atende cerca de 40 hospitais da regiãoHemopasso atende cerca de 40 hospitais da região
Hemopasso atende cerca de 40 hospitais da região
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Hoje (09) é dia de mobilização para a doação de sangue no Hemopasso de Passo Fundo. A campanha “Doe além da vida”, foi promovida nas redes sociais pela Miss Passo Fundo, Ana Flávia Giacomini e visa, além da doação de sangue, o cadastramento de medula óssea. Durante toda a manhã, a miss estará realizando a interação com os doadores e a distribuição de alguns mimos. De acordo com Ana Flávia, a doação é algo que está muito presente em sua vida, já que viu em seu pai a necessidade de transplante de órgão. Para a doação é aconselhável realizar o agendamento de um horário pelo telefone (54) 3311.1427. O Hemopasso é aberto das 8h às 14h30min.

 

A miss Passo Fundo, que trabalha em projetos sociais, percebe a emoção e o carinho que se recebe quando é doado a atenção para quem está no hospital ou em alguma situação mais delicada, especialmente no quesito saúde. “As pessoas te recebem muito bem. É muito gratificante ter esse sorisso de volta das pessoas. Doar faz bem para quem está doando, para quem vai receber e só quem precisa sabe a importância que uma doação tem. Amanhã [hoje] é doação de sangue e doação de medula que pode salvar vidas, mas a gente também vai estar doando um pouco de amor e de alegria para quem está se dispondo a fazer o mesmo por pessoas que nem conhece”, acrescenta Ana.

 

Será realizado também no dia 18 de abril outra ação para manter o estoque com um volume suficiente para o atendimento durante o feriado de Páscoa. Neste dia, o Hemopasso estará em atendimento das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h. Todas as doações são recebidas e urgentes, mas o pedido é para que principalmente pessoas com sangue do tipo O negativo realizem a doação. “Aguardamos o agendamento, que é fundamental para a nossa organização, já que recebemos caravanas de fora e então é melhor para que estes doadores não fiquem esperando muito tempo”, ressalta Alexandra Mazzoca, agente de captação.

 

O órgão, que atende cerca de 46 hospitais da região, em uma área de cobertura que se expande para quase 140 municípios, possui uma média mensal de mil doações. Além da coleta e distribuição de sangue, realiza análise laboratorial para os hemocentros de Cruz alta e Santa Rosa.


Quem pode doar
A Secretaria Estadual da Saúde orienta que para ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde; apresentar documento oficial de identidade com foto; ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal; pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas; o limite de idade para a primeira doação é de 60 anos; não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa; ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

 

São impedimentos temporários para a doação a gripe ou febre; gestantes ou mães que amamentam bebes com menos de 12 meses; até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana; tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses; exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas); herpes labial; além de outros critérios que podem ser verificados por ocasião da entrevista de triagem.


Retirada dos servidores do Hemopasso
Após o anúncio realizado pela Prefeitura de Passo Fundo da possível retirada dos servidores do Hemopasso, na última quarta-feira (03), a secretária Municipal de Saúde, Carla Gonçalves, informou ontem (08), que conseguiu marcar uma audiência com a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, na próxima quinta-feira (11) pela manhã para discutir o assunto. Até lá, apesar da confirmação do repasse do Estado da folha de pagamento referente aos meses de novembro, dezembro e janeiro dos servidores, o anúncio da retirada fica mantido. “Até a gente conversar com a secretária, a notificação foi feita e permanace”, pontua Carla.

 

Segundo a prefeitura, o montante devido pelo estado era de quase R$ 700 mil, e a Secretaria Estadual de Saúde pagou no final da semana passada R$543 mil referentes ao serviço do hemocentro. Em janeiro de 2018 havia sido autorizada a cedência de servidores do Município ao Estado, mediante ressarcimento, para exercerem atividades junto ao Hemocentro Regional de Passo Fundo. O quadro de funcionários do espaço é formado por 27 servidores, todos cedidos pela prefeitura municipal.

Gostou? Compartilhe