13º edição da Cantata Natalina terá apresentações em unidades fora do RS

Com o tema Generosidade, evento foi lançado na manhã de ontem, no Colégio Nostre Dame

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

De um desgastado baú, surge a esperança de um mundo mais fraterno e generoso: o ápice do vídeo que introduziu a temática abordada pela 13ª edição da Cantata Natalina aos convidados para a sua solenidade de lançamento, ocorrida na manhã de ontem (09) representou a reflexão a qual os espectadores do show serão conduzidos. 

 

A metáfora visual faz menção ao lema do espetáculo evangelizador: o versículo de Mateus que atesta “Onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”, pois, como esclarece a superiora da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Araci Maria Ludwig, no Natal, o chamado para que ajamos à imagem divina, colocando nossos corações a serviço do próximo, é reiterado. “No Natal, somos chamados a ser generosos porque Deus, ao nos criar, nos fez semelhantes a Ele – que é generoso por excelência”, afirmou, durante o cerimonial – realizado na Cantina do Colégio Notre Dame.


Dessa maneira, a religiosa contextualizou a escolha pela Generosidade como tema norteador desta edição do espetáculo – que, apresentado pela primeira vez no Rio Grande do Sul, em 2007, extrapola as divisas, com a realização de shows, também inspirados por esse valor, nas demais unidades da federação onde a Rede de Educação Notre Dame mantém escolas: Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. “Deus é o criador e nós somos co-criadores, pois, como dizia Santa Júlia Billiart – nossa mãe espiritual, é por nossa ação que continuaremos a criação do Seu reino”, justificou, enfatizando que ao vir ao encontro da humanidade, por meio do Seu filho, a divindade ensinou-a o perdão e convocou-a à benevolência. “Muitas vezes, deixamos de ser generosos, porque achamos que temos que acumular. Mas, quem é generoso sabe que Deus está cuidando da vida e não nos deixa faltar nada. Ele nos acorda a cada dia, nos sustenta, supre o que nos falta... por isso, quem divide, multiplica: eis o mistério da fé”, comentou.


Nesse sentido, em seu pronunciamento às autoridades militares, políticas e religiosas do norte gaúcho, além de membros da imprensa e incentivadores do espetáculo evangelizador, a superiora refletiu, ainda, sobre a expansão da Cantata Natalina, enquanto projeto cultural – que inclui apresentações do Coral Infantojuvenil e da Orquestra Notre Dame nos municípios onde são mantidos os Hospitais Notre Dame Júlia Billiart e São Sebastião, Não-Me-Toque e Espumoso, respectivamente. “Este evento é um momento de evangelização, é um momento de bondade, é um momento de benevolência, é um momento de generosidade – porque, de forma gratuita, oferecemos os dons e talentos que nos foram dados por Deus, para que realizemos a nossa missão, colaborando com os Seus planos”, concluiu.


O novo patamar ao qual a Cantata é alçada também foi comentado pelo secretário Municipal de Gestão, Pedro Almeida, que, representando o prefeito municipal, Luciano Azevedo, enalteceu o comprometimento e a seriedade com que a iniciativa evangelizadora é conduzida. “A cada ano, este evento torna-se maior, e isso se deve, sem dúvida nenhuma, à competência da Rede de Educação Notre Dame e de toda a sua comunidade educativa”, frisou, antes de, junto aos demais convidados para a solenidade, assistir a uma breve apresentação artística.

 

Confira o cronograma de apresentações do projeto cultural Cantata Natalina:
Passo Fundo: 23 de novembro, 01 e 07 de dezembro
Carazinho: 29 de novembro
Brasília: 22 de novembro
Rio de Janeiro: 27 de novembro
São Paulo: 29 de novembro

 

Um Show de Natal
Não-Me-Toque: 20 de novembro
Espumoso: 03 de dezembro

Gostou? Compartilhe