Carteiras de Identidade voltam a ser emitidas

IGP suspendeu os procedimentos na sexta-feira (05) após falha no sistema

Por
· 1 min de leitura
Confecção do RG pode ser solicitada através de agendamento no IGPConfecção do RG pode ser solicitada através de agendamento no IGP
Confecção do RG pode ser solicitada através de agendamento no IGP
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Departamento de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP) nornalizou, na segunda-feira (8), a emissão e entrega da Carteira de Identidade após suspender, na sexta-feira (05), o serviço à comunidade em decorrência das fortes chuvas que atingiram a capital gaúcha, Porto Alegre.

 

O temporal destelhou parte da estrutura do prédio e danificou a rede de computadores que também concentra as demandas vindas do interior. De acordo com o Instituto, as pessoas que ficaram sem atendimento, na sexta-feira, terão prioridade.
A emissão ou entrega do documento é processada mediante agendamento.

 

Novo modelo
O Rio Grande do Sul passou a emitir um novo modelo do documento nacional de identificação, desde a última semana do mês de fevereiro, em cumprimento a um decreto federal de 2018. A nova Carteira de Identidade permite agora, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP), a inclusão do “número do CPF, PIS/Pasep, número da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado Militar, Título de Eleitor, documento de identidade profissional, tipo sanguíneo e fator Rh, além do nome social e condições específicas de saúde que podem ser úteis em casos de emergência”.


Com a mudança, os valores das taxas, no entanto, não sofreram alterações. A 2ª via normal custa R$ 68,43, enquanto a 2ª via na modalidade Carteira de Identidade Expressa é de R$ 88,95. A primeira via do RG continua a ser emitida de forma gratuita. O prazo de entrega via de 5 a 15 dias úteis, conforme a modalidade do documento.

Gostou? Compartilhe