O Departamento de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP) nornalizou, na segunda-feira (8), a emissão e entrega da Carteira de Identidade após suspender, na sexta-feira (05), o serviço à comunidade em decorrência das fortes chuvas que atingiram a capital gaúcha, Porto Alegre.
O temporal destelhou parte da estrutura do prédio e danificou a rede de computadores que também concentra as demandas vindas do interior. De acordo com o Instituto, as pessoas que ficaram sem atendimento, na sexta-feira, terão prioridade.
A emissão ou entrega do documento é processada mediante agendamento.
Novo modelo
O Rio Grande do Sul passou a emitir um novo modelo do documento nacional de identificação, desde a última semana do mês de fevereiro, em cumprimento a um decreto federal de 2018. A nova Carteira de Identidade permite agora, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP), a inclusão do “número do CPF, PIS/Pasep, número da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado Militar, Título de Eleitor, documento de identidade profissional, tipo sanguíneo e fator Rh, além do nome social e condições específicas de saúde que podem ser úteis em casos de emergência”.
Com a mudança, os valores das taxas, no entanto, não sofreram alterações. A 2ª via normal custa R$ 68,43, enquanto a 2ª via na modalidade Carteira de Identidade Expressa é de R$ 88,95. A primeira via do RG continua a ser emitida de forma gratuita. O prazo de entrega via de 5 a 15 dias úteis, conforme a modalidade do documento.