Postos registraram baixa procura na abertura da campanha

Dose de imunização contra o vírus Influenza está sendo aplicada em crianças e gestantes

Por
· 1 min de leitura
Secretaria de Saúde estima imunizar quase 70 mil pessoas.Secretaria de Saúde estima imunizar quase 70 mil pessoas.
Secretaria de Saúde estima imunizar quase 70 mil pessoas.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, iniciada na quarta-feira (10) em todo o país, registrou um movimento abaixo do esperado pelas entidades de saúde e sanitárias, em Passo Fundo. 

 

A enfermeira Irene Weiller dos Reis conta que até a metade da tarde cerca de 50 doses haviam sido aplicadas, na Central de Vacinas, em crianças e mulheres em período gestacional. O grupo integra o público-alvo dessa primeira etapa de imunização contra o vírus Influeza que, de acordo com o Ministério da Saúde, foi escolhido conforme os critérios de vulnerabilidade. “É importante que os responsáveis pelas crianças tragam a Carteira de Vacinação porque, além da vacina imunológica da gripe, estamos fazendo a atualização do cadastro vacinal para aplicar doses que protegem contra outras doenças e que, eventualmente, a criança ainda não tenha recebido”, ressalta. De acordo com Irene, as gestantes também precisam estar portanto o documento que registra as vacinações recebidas.

 

Quem entende a necessidade de estar com a caderneta de imunização atualizada é a mãe da pequena Alice, Josi de Assis. Ela decidiu se antecipar e garantir logo no primeiro dia a dose da vacina para a filha de 1 anos e 9 meses. “Como a minha filha é asmática, para mim é fundamental vaciná-la porque sei que ela estará protegida contra a gripe”, afirma.

 

Embora o calendário anual de vacinação contra a gripe tenha sido aberto, em um primeiro momento para dois públicos-alvos, a enfermeira responsável pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Raquel Carneiro, revela que pessoas ligadas à outras faixas consideradas prioritárias já se deslocaram em busca da imunização pela preparação biológica. “Os postos de saúde começaram a se preparar ainda no início da manhã, porém esperávamos mais aplicações. Houve uma movimentação maior, mas sem filas. Pessoas que ainda não se enquadaram nessa etapa já foram em busca, mas as imunizações para elas iniciam a partir de 22 de abril”, esclarece.

 

Estimativa é vacinar 90% de cada grupo
Disponível nos Cais e na Central de Vacinas, a dose que protege contra o vírus Influeza deve ser aplicado em 90% de cada público-alvo, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Raquel, a estimativa é imunizar 69.968 pessoas, conforme as doses da vacina recebidas pelo município. Desse total, 13.760 são crianças de 6 meses a menores de 6 anos e 2.157 gestantes.  

Gostou? Compartilhe