Política pública de incentivo ao esporte amador

Objetivo principal é credenciar atletas ou equipes do esporte amador para receber auxílio financeiro

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com intuito de impulsionar os esportistas amadores de Passo Fundo, a Prefeitura de Passo Fundo lançou nesta sexta-feira (11) o Programa de Apoio ao Esporte Amador, instituído pela lei 5.329/2018. O prefeito Luciano Azevedo autorizou o edital de chamamento público na presença de  dezenas de esportistas da cidade. Serão contemplados atletas ou equipes das categorias infantil, juvenil, júnior e adulto, que representam o município em diferentes modalidades esportivas municipais, estaduais e federais.

O prefeito Luciano lembrou que o esporte vem ganhando destaque desde 2015, quando foi criada a Secretaria Extraordinária dos Esportes para priorizar as ações na cidade. “Lançamos este edital  hoje para dar igualdade de possibilidades para todos. Neste primeiro momento vamos contemplar 20 esportistas ou equipes, é um primeiro passo”, destacou Luciano, que também anunciou um segundo edital já para o segundo semestre de 2019: “vamos ter mais um edital este ano, no segundo semestre, e com valor ampliado para incentivar ainda mais nossos esportistas”.

O objetivo principal é credenciar atletas ou equipes do esporte amador de Passo Fundo para receber auxílio financeiro com o intuito de: amparar e incentivar a formação de novos atletas; custear ou reembolsar a participação de atletas em eventos esportivos a nível municipal, estadual e nacional, inclusive do acompanhante e/ou instrutor se necessário (hospedagem, transporte e alimentação); auxiliar na aquisição de materiais esportivos; e propiciar condições para elevar o nível técnico das seleções municipais em competições. Serão concedidos 20 auxílios no valor de R$ 1.500 cada.

Para o secretário da pasta, Gilberto Bellaver, até então, não existia uma iniciativa municipal que previsse um programa para auxiliar os esportistas de forma rápida e direta, por isso, o projeto é uma conquista e um momento histórico. “Estamos olhando para o esporte de maneira diferente, foi isso que o prefeito Luciano fez ao criar a secretaria. Este é um primeiro passo que terá grande impacto no futuro. A presença de tantos esportistas no ato mostra como todos esperavam por isso. Vida longa ao esporte!”, finalizou.

Quem pode participar?
Atletas: atletas de rendimento que tenham periodicidade de treinamento comprovada e participação em competições de alta performance.

Equipes esportivas: equipes organizadas que tenham periodicidade de treinamento comprovada e participação em competições de alta performance.

O auxílio será concedido prioritariamente aos atletas de alto rendimento, portadores de deficiência e atletas carentes. Não poderão participar atletas ou equipes que recebem bolsa-auxílio ou outros benefícios de programas de incentivo do governo estadual ou federal.

Onde acessar o edital?
O edital completo poderá ser acessado no Portal da Transparência da Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br). Esclarecimentos podem ser feitos na Secretaria de Esportes das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O telefone é (54) 3311-2485.

Gostou? Compartilhe