OPINIÃO

Cidade educadora

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cidade educadora
A importância do Fórum Municipal de Educação de Getúlio Vargas, que ocorreu pela primeira vez no ano de 1995 pode ser medida por sua longevidade.  Na terceira edição o evento educacional passou a ter abrangência regional. No ano seguinte era incorporado a eles o Fórum Nacional de Educação. Ao longo deste período cinco prefeitos, contando o atual, governaram o município, dois deles reeleitos. As temáticas em cada um deles, incluindo a edição deste ano, os palestrantes, conferencistas, e as oficinas, conferem ao mesmo um grau de excelências.
I I
Desde a noite de terça-feira (09) até o encerramento do Fórum na tarde de sexta-feira (12), centenas de professores participaram do XXIV Fórum Municipal de Educação, XXI Fórum Regional de Educação, e do XX Fórum Nacional de Educação. O tema “Entre saberes e fazeres, a tecnologia: diálogos com a cultura digital” não poderia ser mais atual. Como nos anos anteriores ele foi realizado no Auditório da Faculdade Ideau, que juntamente com a Universidade Regional Integrada (Uri) é parceira. A conferência com Tiago Link, aberta a comunidade, reuniu mais de 500 pessoas na terceira noite.
I I I
 
Para a Secretaria Municipal de Educação, promotora do evento, fica a certeza que na manhã desta segunda-feira os professores vão retornar para as salas de aula muito mais preparadas e inspiradas para o ofício de educar. A edição de 2019 reforça ainda mais a imagem do município de Getúlio Vargas como cidade educadora. Gerações de professores receberam formação na Escola Normal Santa Clara, das Irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora.  A tradição vem sendo mantida pela Faculdade Ideau através dos cursos de licenciatura oferecidos.
 
Curtas:
# Todos os vereadores da Câmara de Sertão foram signatários do Projeto de Lei número 005/2019.
# Ele proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios.
# A iniciativa dos integrantes da casa legislativa presidida pelo vereador Olavo Albuquerque (PDT) deverá colocar Sertão no seleto grupo de municípios do RS que deram fim a esta prática.
# Em Getúlio Vargas a Lei nº 5.505, que proíbe a utilização de fogos, está fixada no mural da Prefeitura Municipal desde o início de abril.
# No prazo de 90 dias os munícipes e o Poder Público deverão se adequar a legislação, que acaba com a prática de uso de artefatos como foguetes e rojões, entre outros.
# A autoria do projeto foi do vereador Paulo Borgmann (PP), presidente  da Câmara local. 
# O vereador Dinarte Farias (PP) teve aprovado na sessão de quinta-feira (11) moção de apoio ao Governo do Estado para a convocação dos candidatos aprovados no último concurso para Bombeiro Militar.
# Na mesma sessão a vereadora Deliane Assunção Ponzi (MDB) apresentou pedido de informação sobre quais proibições ambientais estão sendo observadas para que não haja a dedetização na cidade de Getúlio Vargas.
Dito & Feito:
O município de Erebango completou na quinta-feira (11) seu 31º aniversário de emancipação. Na semana passada o prefeito Valmor Tomazini (PPS) divulgou uma nota a imprensa informando que os R$ 25.000,00 que seriam utilizados para os eventos festivos foram repassados para a Secretaria da Saúde. 

 

Gostou? Compartilhe