Após passar por obra de reforma e ampliação, a Escola Municipal de Educação Infantil Margarida, no bairro José Alexandre Zachia, foi devolvida ontem à comunidade. A capacidade de atendimento do educandário, que era de 70, passou para 200 crianças, com idade de seis meses a seis anos.
Para o presidente da Associação de Moradores do Zachia, Arivaldo Bohrer, a obra é resultado da mobilização da comunidade, principalmente das mães, com a parceria do poder público. “Hoje é um dia muito especial, por isso, agradeço em primeiro lugar o prefeito Luciano por ter atendido este pedido. Estamos todos de parabéns!”, afirma.
Colorida, espaçosa e com toda a estrutura necessária para atender com qualidade alunos, professores e funcionários, a EMEI Margarida passa a contar com uma nova estrutura escolar. O prédio antigo da escola possuía 222 metros quadrados, com a ampliação, a área construída passou a ser de 515 metros quadrados. Foram construídas novas salas de aula, sala de professores, pátio, novos banheiros, instalação de uma nova caixa d'água, novos brinquedos no playground e outras melhorias como instalação elétrica e hidrossanitárias.
“Mais uma conquista dessa comunidade que tem sido beneficiada com obras e melhorias em todas as áreas. A EMEI Margarida está maior, mais bonita e adequada para atender as crianças do bairro", disse o prefeito Luciano Azevedo.
Para o secretário de Educação, Edemilson Brandão, é um mais um projeto que se torna realidade. “Que o entusiasmo das crianças ao ver a nova escola é nossa maior alegria. Tivemos um esforço coletivo para chegar até aqui. Agradecemos também a ajuda da Leão XIII, que cedeu espaço gratuitamente para o município para acolher as crianças durante todo o período das obras e também à direção da Escola Guaracy Barroso Marinho, que abriu espaço para os alunos”, observa.
Investimentos
O bairro Zachia já recebeu muitos outros avanços como o novo ginásio de esportes, a Casa de Atenção à Mulher Vítima de Violência, o muro da escola Guaracy Barroso Marinho, asfalto em diversas quadras e a primeira etapa das obras de drenagem pluvial e urbanização da avenida principal. Desde 2013, a Prefeitura já entregou 16 novas escolas à comunidade, além de outras cinco escolas reformadas e ampliadas, além da EMEI Margarida. Nesse período, também foram chamados mais de 300 professores para a rede municipal.