Após a divulgação de que o túmulo do capitão Joaquim Fagundes dos Reis, localizado às margens da BR 285, estaria em situação de abandono, um grupo de paintball do município se sensibilizou com a situação. A equipe Smoking Snakes, criada dentro do campo do Paintball Park, revitalizou o local na manhã do último sábado (20). Os trabalhos envolveram a pintura dos muros do cemitério e do túmulo, o calçamento, a capina no terreno, a poda de algumas árvores, além da restauração da placa identificadora de quem foi Fagundes dos Reis. Cerca de 15 pessoas do time participaram da revitalização.
Segundo o capitão da equipe de paintball, Paulo Cavalcante, a ideia foi sugerida por um dos componentes, já que a história de Fagundes dos Reis faz parte também da formação do time ‘Cobras Fumantes’ - criada em homenagem aos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB). “Como o Fagundes dos Reis também foi um militar, está justamente dentro desta ideologia da equipe de fazer um resgate da nossa história. Objetivo de fazer esse resgate dos nossos vultos históricos e resgatarmos a atuação da FEB na Segunda Guerra Mundial”, ressalta Cavalcante.
Grande parte dos equipamentos utilizados na revitalização, como pincel, rolo, gasolina para a roçadeira e as latas de tinta, foram tiradas do próprio orçamento da equipe. Os Smoking Snakes desejam que a ação sirva de exemplo para a sociedade. “Sirvam nossas façanhas..., que o que a gente fez sirva de exemplo para a comunidade. A gente não precisa ficar esperando que os órgãos públicos façam tudo. É fazer o bem sem olhar para quem. Se cada um fizer sua parte, a cidade acaba sendo melhor”, pontua o capitão, que acredita ainda que seja necessária a colocação de algumas flores no local, e a construção de uma nova escadaria. A equipe pretende desenvolver outros projetos sociais como forma de auxiliar a comunidade.
Relembre o caso
O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) havia identificado na semana passada que o Cemitério do Capitão Joaquim Fagundes dos Reis, componente tombado como patrimônio histórico do município, encontrava-se em situação de abandono. No entorno do local, foram localizados depósitos de resíduos e lixos, mato alto, muretas danificadas, além do identificador apagado. A ausência de um trabalho de restauração adequado ocorria há cerca de três a cinco anos. A última limpeza havia sido feita há cerca de um ano. O GESP chegou a enviar um ofício ao Ministério Público Estadual - 1ª Promotoria de Justiça Especializada, solicitando intervenção para a recuperação do local.
Quem foi Joaquim Fagundes dos Reis
Fagundes dos Reis foi um dos passificadores de Passo Fundo. Personagem importante no processo histórico da formação do município, sendo considerado o emancipador, promotor e organizador da fundação da cidade. O Cemitério que Fagundes está enterrado hoje, faz parte da fazenda que pertencia a ele.