Equipe de paintball revitaliza túmulo de Fagundes dos Reis

Patrimônio não recebia trabalho de restauração adequado havia cerca de cinco anos

Por
· 2 min de leitura
Cerca de 15 pessoas trabalharam na revitalização do localCerca de 15 pessoas trabalharam na revitalização do local
Cerca de 15 pessoas trabalharam na revitalização do local
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Após a divulgação de que o túmulo do capitão Joaquim Fagundes dos Reis, localizado às margens da BR 285, estaria em situação de abandono, um grupo de paintball do município se sensibilizou com a situação. A equipe Smoking Snakes, criada dentro do campo do Paintball Park, revitalizou o local na manhã do último sábado (20). Os trabalhos envolveram a pintura dos muros do cemitério e do túmulo, o calçamento, a capina no terreno, a poda de algumas árvores, além da restauração da placa identificadora de quem foi Fagundes dos Reis. Cerca de 15 pessoas do time participaram da revitalização.

 

Segundo o capitão da equipe de paintball, Paulo Cavalcante, a ideia foi sugerida por um dos componentes, já que a história de Fagundes dos Reis faz parte também da formação do time ‘Cobras Fumantes’ - criada em homenagem aos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB). “Como o Fagundes dos Reis também foi um militar, está justamente dentro desta ideologia da equipe de fazer um resgate da nossa história. Objetivo de fazer esse resgate dos nossos vultos históricos e resgatarmos a atuação da FEB na Segunda Guerra Mundial”, ressalta Cavalcante.

 

Grande parte dos equipamentos utilizados na revitalização, como pincel, rolo, gasolina para a roçadeira e as latas de tinta, foram tiradas do próprio orçamento da equipe. Os Smoking Snakes desejam que a ação sirva de exemplo para a sociedade. “Sirvam nossas façanhas..., que o que a gente fez sirva de exemplo para a comunidade. A gente não precisa ficar esperando que os órgãos públicos façam tudo. É fazer o bem sem olhar para quem. Se cada um fizer sua parte, a cidade acaba sendo melhor”, pontua o capitão, que acredita ainda que seja necessária a colocação de algumas flores no local, e a construção de uma nova escadaria. A equipe pretende desenvolver outros projetos sociais como forma de auxiliar a comunidade.


Relembre o caso
O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) havia identificado na semana passada que o Cemitério do Capitão Joaquim Fagundes dos Reis, componente tombado como patrimônio histórico do município, encontrava-se em situação de abandono. No entorno do local, foram localizados depósitos de resíduos e lixos, mato alto, muretas danificadas, além do identificador apagado. A ausência de um trabalho de restauração adequado ocorria há cerca de três a cinco anos. A última limpeza havia sido feita há cerca de um ano. O GESP chegou a enviar um ofício ao Ministério Público Estadual - 1ª Promotoria de Justiça Especializada, solicitando intervenção para a recuperação do local.

 

Quem foi Joaquim Fagundes dos Reis
Fagundes dos Reis foi um dos passificadores de Passo Fundo. Personagem importante no processo histórico da formação do município, sendo considerado o emancipador, promotor e organizador da fundação da cidade. O Cemitério que Fagundes está enterrado hoje, faz parte da fazenda que pertencia a ele. 

Gostou? Compartilhe