O atendimento prestado pelo SAMU em Passo Fundo ganhará em breve um importante reforço. Na segunda-feira, o prefeito Luciano Azevedo autorizou o processo de compra de duas novas ambulâncias para o serviço, que devem estar à disposição no segundo semestre deste ano. Mesmo se tratando de um programa federal, o Município investirá recursos próprios para melhorar o atendimento à comunidade.
Atualmente, o SAMU conta com duas ambulâncias, além de uma ambulância da Secretaria de Saúde que é emprestada ao serviço quando os veículos estão fora de circulação para conserto. Desde 2016, o Município vem tentando, sem sucesso, a aquisição de novas ambulâncias junto ao governo federal, já que os veículos que o serviço possui estão em situação precária.
Serão adquiridas pela Prefeitura duas ambulâncias de suporte básico de vida, equipada com aparelhos, que irão circular com profissionais especializados para prestar os primeiros socorros à vítima. “Embora as ambulâncias sejam fornecidas pelo governo federal, não vamos mais esperar. Temos buscado desde 2016 a renovação da frota, mas, como não foi possível, decidimos fazer esse esforço e investir recursos próprios na aquisição de duas novas ambulâncias que irão beneficiar a comunidade”, enfatizou o prefeito Luciano.
O Samu é um serviço de saúde desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. Em Passo Fundo, a equipe realiza cerca de 10 atendimentos diários.
O SAMU atende ocorrências como acidentes de trânsito, agressões, queimaduras graves, ferimentos por arma de fogo, ferimentos por arma branca, desmaios, convulsões, perda de movimentos, AVC, problemas respiratórios (crises de asma, falta de ar severa), suspeita de infarto e infarto, fraturas e quedas, entre outros. O serviço deve ser acionado através de ligação gratuita para o número 192.