Uma ideia se transforma em oportunidade quando o propósito vai ao encontro de uma necessidade de mercado. Foi assim que, há dez anos, surgiu o Anuário de Passo Fundo - Gigante do Norte. Revista produzida e editada pelo Grupo ON de Comunicação com a intenção de reunir em uma única publicação todas as informações sobre a cidade. Dados estatísticos sistematizados, contextualização histórica, geográfica, econômica e comparativa. O Anuário Gigante do Norte é fonte de consulta fidedigna e instrumento acessível para mostrar Passo Fundo ao mundo. A publicação foi apresentada ontem à noite para convidados, autoridades e apoiadores deste projeto, na sede do Jornal O Nacional. O presidente do Gruo ON de Comunicação saudou a todos, agradecendo pela parceria e destacando a consolidação do Gigante do Norte como um instrumento capaz de se renovar a cada edição.
Nos dez anos de publicação a revista registrou estatísticas e momentos vivenciados pelos principais segmentos econômicos e sociais da cidade, valorizando cada um deles. O Anuário pode servir para outras pesquisas, dando condições ao Poder Público e também à iniciativa privada, de traçar comparativos e investir em projetos. Exemplo da evolução da economia do município que, em 2009 (ano da primeira ediçãp) tinha 187, 5 mil habitantes, é o crescimento no ranking do PIB. Passo Fundo que estava na 10ª posição já ocupa a 6ª, com projeção de melhorar ainda mais. Os 10 anos de Anuário também coincidiu com o período de consolidação da nova matriz econômica, deixando a dependência exclusiva das safras agrícolas, para a diversificação do potencial produtivo em outras áreas, como a industria.
"Chegamos a 10ª edição orgulhosos do trabalho. Da mesma forma que devem se orgulhar todos os agentes que contribuíram e continuando dando o máximo de si para fazer de Passo Fundo uma grande cidade", destaca a jornalista Zulmara Colussi, no editorial da revista.