Uma força coletiva constituída por representantes da Associação dos Amigos da Criança Autista de Passo Fundo (AUMA), pela Comissão de Cidadania, Cultura e Direitos Humanos (CCCDH) e Poder Executivo Municipal deu início à gestação de projetos voltados à captação de recursos para a construção da sede própria da Escola Municipal Olga Caetano Dias, que dedica-se à educação de crianças autistas.
Durante reunião realizada na quarta-feira (24), confirmou-se a destinação de um terreno, na Avenida Zero Hora, no bairro Luiz Secchi, para abrigar as futuras instalações do educandário. “Agora precisamos captar verbas. O projeto já foi entregue por um arquiteto voluntário”, comenta o presidente da CCCDH, vereador Saul Spinelli (PSB).
O centro de ensino, localizado dentro do Santuário Nossa Senhora Aparecida, às margens da RST 153 – km 3, é uma das poucas instituições especializadas na educação de autistas no Rio Grande do Sul e é responsável pelo atendimento, em média, de 68 alunos com a síndrome, no município. Entre eles, Ederson Peres Drebes, de 18 anos, e há onze diagnosticado com autismo.
O pai do estudante e presidente da AUMA, Emerson Drebes, soma-se aos integrantes da comissão especial para que um novo espaço esteja acessível ao trabalho de educação inclusiva. “Cada autista tem a particularidade própria. Se eles param de fazer terapia, regridem. A constução de uma sede vai proporcionar a evolução na qualidade de vida deles”, menciona.
A escola, no entanto, já esteve abrigada no Bosque Lúcas Araújo. O prédio foi construído há 18 anos, a partir de uma iniciativa de pais responsáveis por crianças autistas. “Além do educandário, um Centro de Atendimento ao Autista estará anexado nesse novo projeto porque é necessário uma estrutura especial”, conta Drebes. Segundo ele, a cada sessão da Associação dos Amigos da Criança Autista de Passo Fundo, novas famílias se unem ao grupo após receberem o diagnóstico em algum integrante do núcleo familiar. “Três novas famílias se juntaram na reunião, no último encontro, e quatro começarão no próximo”, revela.
O vereador Saul Spinelli (PSB) afirma que a comissão aguarda a liberação de uma verba de emenda parlamentar, destinada pela então deputada federal Yeda Crusius (PSDB), de cerca de R$ 500 mil, para a obra de construção da nova sede da Escola Municipal de Autistas. “Também esperamos uma indicação do deputado Alceu Moreira (MDB/RS). Mas, ele ainda não definiu valores”, anuncia.
De acordo com o parlamentar, em junho haverá uma nova reunião para estudar o orçamento da obra. Segundo a Secretária Municipal de Planejamento (Seplan), Ana Paula Wickert, o anteprojeto apresentado pela AUMA, elaborado por parceiros voluntários, necessita de ajustes e de especificações para que tenha condições de ser licitado. A previsão é de que este trabalho seja concluído até julho de 2019.