O mês de maio deve iniciar com chuva em todo o Rio Grande do Sul. O ar frio e seco que chegou na noite do último domingo (28) no município, deve permanecer também durante os próximos dias, ocasionando uma amplitude térmica como a da última segunda-feira (29), na qual foi registrado a temperatura mínima mais baixa do ano, 8ºC pela manhã, elevando para 23ºC à tarde. Para quem não gosta do clima mais gelado, a boa notícia é que não está previsto frio intenso nos 10 primeiros dias de maio. Neste mesmo período, talvez só tenham três dias de tempo bom, afirma o observador metereológico da Embrapa Trigo, Ivegdonei Sampaio.
Nesta quarta-feira de feriado (1º), devido ao aumento da nebulosidade, o dia deve passar de nublado a encoberto, podendo ocorrer pancadas de chuva, de passagem rápida, no período da tarde ou à noite. A mínima deve ficar em torno de 12ºC e a máxima em 24ºC. Na quinta-feira (02), o dia já fica parcialmente nublado, também com possibilidade de pancadas de chuva. As temperaturas devem ficar amenas, mínima de 14ºC e máxima de 23ºC. A chuva deve vir com mais força no primeiro final de semana do mês, principalmente na sexta-feira (03) à noite, persistindo no sábado (04) e no domingo (05). As temperaturas ficam entre 14ºC e 24ºC.
Apesar da força, as chuvas não devem ser como ocorreu no último domingo (28), onde foi registrado 36mm. A expectativa é que a média de chuva para o mês de maio permaneça de dentro a um pouco acima da média de 114mm. Assim como o mês de abril, que fechou 107mm, apenas 7mm além do esperado. “O que vai ocorrer são pancadas de chuva, por vezes forte. Pode aparecer trovoada no sábado e no domingo”, ressalta Sampaio. O final de abril e início de maio tiveram características de outuno - a formação de nevoeiro ao amanhecer deve ser frequente nos próximos dias. “O nevoeiro é um fenômeno que exige cuidado, principalmente nas estradas, porque às vezes ele diminui quase a zero a visibilidade horizontal.”
O prognóstico Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) reforça que a temperatura da superfície do mar caracteriza para os próximos meses o El Niño fraco, já que a chuva tente a permanecer de dentro a um pouco acima da média. As temperaturas indicam também que o final de outuno e o início do inverno será dentro das características, sendo que o mês de julho pode ser mais frio que o mês de junho.
Como fica o tempo em todo Estado
O boletim meteorológico emitido nesta terça-feira (30) pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) destaca que depois de um amanhecer com neblina em toda a faixa leste, o sol vai predominar ao longo do dia. Nas demais regiões do Estado, o dia já começou com sol. As temperaturas devem subir rapidamente.
Nesta quarta-feira (1º), uma nova área de baixa pressão atmosférica no Paraguai volta a favorecer pancadas de chuva que podem ter intensidade forte, mas de maneira muito isolada e rápida entre o norte e nordeste gaúcho. Também pode chover em todo o litoral do Rio Grande do Sul, devido aos ventos úmidos que sopram do mar. No restante do Estado haverá sol com variação de nuvens.
Na quinta-feira (02), o dia pode começar com nevoeiros e temperaturas baixas. Em seguida o sol predomina elevando os termômetros e a sensação de calor pode retornar durante a tarde. No final de semana as instabilidades voltam a dominar o tempo pelo Estado.