Farmácia Mais Perto já fez 5 mil atendimentos

Além de fornecer o medicamento, programa também auxilia a população no uso racional dos medicamentos

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com a unidade móvel que leva medicamentos aos bairros e distritos do interior, o programa Farmácia Mais Perto, da Prefeitura de Passo Fundo, já realizou 5.460 atendimentos entre janeiro e abril de 2019. A facilidade do acesso possibilita que a população possa seguir o tratamento de maneira segura e orientada.

Para a coordenadora do programa, Janaina Cechele, entre os benefícios estão “atender o paciente no território, facilitar e ampliar o acesso aos medicamentos da lista básico e detectar doenças e agravos prevalentes em localidades específicas, além da interação entre a equipe e a comunidade”, destaca.

Além de fornecer o medicamento, o programa também auxilia a população no uso racional dos medicamentos, com a proposta de fazer um acompanhamento com os pacientes, especialmente os mais idosos e aqueles em situação de vulnerabilidade. Com isso, é possível promover o uso correto e a regularidade no tratamento contínuo.

Neste ano, o programa completa 5 anos e registra 87.900 atendimentos. Segundo a secretária de Saúde, Carla Crivellaro Gonçalves, “o programa é uma grande conquista pelo fato de ampliar o acesso da população aos medicamentos dentro de seu próprio território, em especial para as pessoas com doenças crônicas. Estamos avaliando a possibilidade de ampliação do programa quanto ao monitoramento junto aos pacientes, para qualificar ainda mais as orientações e o uso correto dos medicamentos”, afirma.

Como funciona o programa
O Programa Farmácia Mais Perto leva medicamentos à população nos bairros e no interior do município, permitindo que o usuário tenha acesso ao catálogo disponibilizado pela atenção básica em saúde. Na busca de garantir que a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) possa utilizar os remédios prescritos, o programa contribui efetivamente para que o índice de qualidade em saúde seja elevado, no controle de doenças e evolução de tratamentos.

O programa é voltado para as pessoas que moram em locais distantes de farmácias Centro de Assistência Integral à Saúde (CAIS) e Estratégia Saúde da Família (ESF). Diariamente, o veículo adaptado percorre um ponto da cidade, atendendo a necessidade dos moradores daquela comunidade. Informações sobre o cronograma de atendimento e participação do programa podem ser esclarecidos com a Secretaria de Saúde pelo telefone (54) 3316-1000.

Gostou? Compartilhe