As Cinco Pontas de Uma Estrela Torta, espetáculo de Novo Hamburgo, vencedor do Projeto de Circulação Pró-Cultura RS é a atração que sobre ao palco do Teatro Municipal Múcio de Castro nesta quinta-feira, dia 9 de maio. Através da representação de sonhos, amores e frustrações, a peça teatral poética propõe um resgate da centelha da infância.
Passo Fundo foi uma das cidades escolhidas para receber o espetáculo, que foi contemplado pela segunda vez consecutiva no Projeto de Circulação (Lei de Incentivo e Fundo), por meio do prêmio do edital #juntospelacultura_2, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Com cinco anos de trajetória e contabilizando 21 prêmios em sua bagagem, o espetáculo circulará por oito municípios gaúchos por meio do projeto, de forma gratuita para o público.
Realizado pelo Estúdio Fülber, a peça, que tem no elenco Martha Brito, Bruna Johan, Ana Spohr, Duda Hardessem, Juliano Rangel e Bruno Seixas, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Dramaturgia do 6º Niterói em Cena, festival de grande destaque no Rio de Janeiro, e indicação para o Açorianos de Revelação em 2014.
O foco principal do projeto é levar o espetáculo para o maior número possível de público, tendo como prioridade o ensino médio e os anos finais do ensino fundamental, visando uma formação de público para espetáculos de teor adulto, poético e dramático. As apresentações são seguidas sempre de um debate sobre os temas da peça e seu processo de criação.
Além disso, em cada cidade a apresentação é precedida por um número de abertura realizado por artista local. Em Passo Fundo a participação caberá ao grupo de teatro Depois da Chuva, que apresentará a história Menina Bonita do Laço de Fita, texto de Ana Maria Machado.
As Cinco Pontas de Uma Estrela Torta
Trazendo como tema central o resgate da centelha da infância, As Cinco Pontas de Uma Estrela Torta é um espetáculo poético construído a partir de um ambiente representativo do inconsciente da protagonista, Savine, em três fases de sua vida: a infância, a adolescência e a maturidade. Por meio dessas três etapas de existência da personagem, a peça cria um contraponto entre as mudanças que transcorrem durante seu crescimento, propondo, assim, uma reflexão acerca da condição humana na atualidade, fundamentada em conceitos científicos e filosóficos.
A história transita em temas como condicionamento social, criatividade artística, existencialismo cósmico, liberdade individual e projeção do amor romântico que, juntas, culminam em uma reflexão sobre o reencontro com a criança interior. Para isso, os momentos se alternam e se encontram em cena para contar essa história de sonhos, amores e frustrações, buscando uma identificação sutil com o público.
Serviço
- Dia 9 de maio (quinta-feira)
Peça teatral As Cinco Pontas de Uma Estrela Torta, no Teatro Municipal Múcio de Castro
19h30 | Classificação: livre | Entrada: franca
Peça do Projeto Circulação sobe ao palco do Teatro
· 2 min de leitura