Câmeras na mira dos motoristas infratores

A principal cobrança da Guarda Municipal de Trânsito é em relação ao estacionamento paralelo, que acaba prejudicando o fluxo de outros veículos

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Motoristas que trafegarem sem cinto de segurança, estacionarem ou pararem em fila dupla ou cometerem outros tipos de infrações, poderão ser multados no trecho da rua Bento Gonçalves, entre a Avenida Brasil e a Morom. A Secretaria de Segurança Pública iniciou nesta semana a instalação de placas indicando a fiscalização de trânsito por câmeras no trecho. O início da fiscalização depende da conclusão de instalação do sistema, ainda sem data definida.

 

De acordo com o secretário municipal de segurança pública, João Darci Gonçalves da Rosa, as câmeras possuem diversas finalidades, além da fiscalização do trânsito. "Elas possuem modalidades, e a maior finalidade dela é a segurança pública e a segurança do cidadão", ressalta. Os equipamentos de alta resolução, foram adquiridos pela Prefeitura através de pregão. Outras câmeras com este intuito também devem ser instaladas em diferentes pontos da cidade. "Aonde a Prefeitura tiver logística para fazer isso, de câmeras de videomonitoramento, será possível."


Agentes estão sendo treinados para realizar os registros com cópia de imagem, e caso haja infração, os motoristas receberão a notificação em casa. "Hoje já existe a fiscalização, os agentes já fazem autuações, notificações em diversos condutores que ali cometem infrações. Nós teremos sim agentes fiscalizando aquela região, mas não é só a Bento Gonçalves, é a cidade toda." A maior cobrança da Guarda Municipal de Trânsito ao efetuar a fiscalização pela câmera de monitoramento, é a de estacionamento paralelo. "Aquele carro que para na via ao lado do outro, e acaba prejudicando o trânsito", pontua o secretário.


Projeto Guardião
Já são cerca de 50 câmeras de videomonitoramento instaladas no município, que fazem parte do Projeto Guardião. O investimento realizado pela Prefeitura foi de aproximadamente R$ 500 mil, com a aquisição de 87 novas câmeras. Até então, existiam 28 câmeras fornecidas pelo município em 28 locais da cidade. Com a aquisição, os equipamentos serão substituídos, além do acréscimo de cinco novos pontos que também irão receber a instalação. O investimento possibilitará um planejamento estratégico para a cobertura das ruas e avenidas, o que impacta diretamente no aumento da segurança.


Além disso, a instalação das novas câmeras para videomonitoramento será um grande auxílio para os órgãos de segurança pública, ao ajudar na elucidação de ocorrências investigadas pela Polícia Civil, com imagens que ficarão salvas no sistema por até 30 dias. As imagens também irão contribuir no serviço de prevenção realizado pela Brigada Militar, em tempo real. O principal ganho é que a comunidade terá 24 horas diárias de vigilância eletrônica por meio da sala de monitoramento da BM.

Gostou? Compartilhe