Câmeras de videomonitoramento: mais três pontos

No total, são 87 câmeras que o município adquiriu para serem instaladas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Após a instalação do primeiro ponto na esquina da avenida Presidente Vargas com a rua Prestes Guimarães, mais locais receberam as câmeras de videomonitoramento. No total, são 87 câmeras que o município adquiriu, no maior investimento já feito pela Prefeitura de Passo Fundo em segurança pública.


Os trabalhos tiveram sequências em três pontos: avenida Presidente Vargas com rua Camilo Ribeiro, rua Fagundes dos Reis com rua General Canabarro e rua Miguel Lima com rua João Carapã.


Atualmente, existem 28 câmeras fornecidas pelo município em 28 locais da cidade. Com a aquisição, os equipamentos serão substituídos, além do acréscimo de cinco novos pontos que também irão receber a instalação. O investimento possibilitará um planejamento estratégico para a cobertura das ruas e avenidas, o que impacta diretamente no aumento da segurança.


Segundo o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, a substituição das câmeras traz um ganho enorme em tecnologia. “As câmeras antigas já estão defasadas. Com os novos equipamentos teremos uma câmera giratória em 360 graus e outras duas fixas em cada local monitorado, mais os pontos de OCR na entrada do bairro José Alexandre Zachia, BR-285, trevo da Ricci e na entrada da região da grande Integração”, disse. As câmeras com OCR garantem a imagem e a leitura de placas de veículos, possibilitando aos órgãos de segurança pública constatar em tempo real a situação do veículo.


A instalação das novas câmeras para videomonitoramento será um grande auxílio para os órgãos de segurança pública, ao ajudar na elucidação de ocorrências investigadas pela Polícia Civil, com imagens que ficarão salvas no sistema por até 30 dias, além disso, as imagens também irão contribuir no serviço de prevenção realizado pela Brigada Militar, em tempo real. O principal ganho é que a comunidade terá 24 horas diárias de vigilância eletrônica por meio da sala de monitoramento da BM.


O Sistema de Videomonitoramento ficará sob a responsabilidade da Brigada Militar, no 3º RPMon, e contará com espelhamento na Polícia Civil, onde foram instalados monitores na Delegacia de Furtos e Roubos (Defrec). O investimento realizado pela Prefeitura de Passo Fundo com verba própria é de aproximadamente R$ 500 mil.

Gostou? Compartilhe