A Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Passo Fundo está, há cerca de quinze dias, sem contrato com o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran) para a remoção de veículos em situação irregular no município. Enquanto não há renovação no convênio entre o órgão e as duas empresas de guincho credenciadas no município, em casos emergenciais, a Guarda de Trânsito tem recorrido à ajuda da Brigada Militar, que ainda tem contrato vigente com o Detran.
Conforme o secretário adjunto da pasta, Ruberson Stieven, o órgão tem “penado um pouco” para fazer o acionamento do guincho porque fica dependente da disponibilidade de efetivo da BM. “Costumamos fazer em média três remoções por dia – na maioria dos casos, é por estacionamento em local proibido. Como não é uma demanda tão grande, exceto quando realizamos operações, estamos conseguindo resolver a situação com o auxílio da Brigada Militar, mas precisamos entender que ela tem outras atribuições e, por isso, pode demorar um pouquinho. No último fim de semana, por exemplo, tivemos alguns casos em que a remoção demorou mais porque os efetivos da Brigada estavam atendendo ocorrências”, esclarece.
Ainda de acordo com Ruberson, a expectativa é de que a situação seja regularizada ainda nesta semana. “É uma questão burocrática. Esse documento já foi assinado pelo prefeito Luciano Azevedo e está nas mãos do Detran, falta apenas fazer a publicação do documento no Diário Oficial. Assim que for publicado, voltamos a ter remoções normalmente. A informação que o Detran nos passou é de que, até o fim de semana, estará tudo regularizado”, garante.