Livro relembra década de 50 no município e a criação do IHPF

Obra começou a ser produzida em outubro do ano passado e apresenta o contexto político, social e econômico do período

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Durante a comemoração de aniversário de 65 anos, na semana passada, o Instituto Histórico de Passo Fundo lançou o livro “Dar realidade a um ideal”. A obra apresenta o contexto político, social e econômico da década de criação do Instituto, fundado em 1954. O livro também descreve a história do Instituto e de seus membros fundadores, especialmente do jornalista Jorge Cafruni, idealizador da entidade.

A publicação é assinada pelos historiadores Fernando Borgmann Severo de Miranda, Presidente do IHPF, pelo Secretário-Geral do Instituto, Djiovan Carvalho e pela professora de história e membro do Instituto, Izabela Nascimento de Mattos. Ele começou a ser produzido em outubro do ano passado, quando foi realizado um levantamento biográfico dos 40 membros fundadores.

O Secretário-Geral do IHPF destaca que a ideia de produzir o livro foi justamente para marcar os 65 anos de fundação do Instituto e discutir o contexto que Passo Fundo vivia em 1950. “Um contexto de ebulição cultural, educacional, com grandes movimentações, com a criação da Universidade de Passo Fundo e de diversas instituições de cunho cultural”, explica Carvalho. Ele resume a obra como um panorama geral sobre a década de 1950, em Passo Fundo. “Enfocando na atuação do Cafruni, enquanto redator do jornal O Nacional e pincelando a trajetória individual de alguns membros para mostrar como ele compôs um quadro diversificado da sociedade passo-fundense daquele tempo”, descreve o Secretário.
O livro foi distribuído durante a sessão de comemoração dos 65 anos do Instituto e está disponível online em formato PDF no site do Projeto Passo Fundo: projetopassofundo.com.br.

Gostou? Compartilhe