A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, tem parceria com a Universidade de Passo Fundo por meio do Projeto de Extensão da Educação e Cidadania para oferecer um curso de formação aos cuidadores, coordenadores e técnicos que trabalham nas Casas de Acolhimento.
No total, cerca de 50 profissionais participam da iniciativa, que busca instrumentalizar esses trabalhadores com conhecimentos de ordem teórica e técnica, possibilitando o desenvolvimento de ferramentas para lidar com as situações que emergem no trabalho cotidiano das casas.
Com 40 horas, o curso acontece entre maio e outubro, com os seguintes tópicos:
Tópico 1: Aspectos psicológicos que envolvem o acolhimento institucional: o desenvolvimento infantil e do adolescente e a função do cuidador.
Tópico 2: Aspectos sociais do acolhimento institucional: o acolhimento de crianças e adolescentes ao longo da história e as particularidades da realidade social brasileira.
Tópico 3: Aspectos jurídicos do acolhimento institucional: o Estatuto da Criança e do Adolescente e as normativas referentes ao acolhimento de crianças e adolescentes.
Tópico 4: Aspectos pedagógicos do acolhimento institucional e o papel do cuidador.
Tópico 5: O acolhimento institucional dentro da estrutura da política de assistência social de Passo Fundo e a elaboração dos registros escritos na Casa de Acolhimento.
Segundo a secretária adjunta de Cidadania e Assistência Social, faz parte do planejamento aprofundar o conhecimento do exercício do cuidado de crianças e adolescentes com violações de direitos, com base na ideia do direito de viver num ambiente que favoreça o processo de desenvolvimento dessas crianças e desses adolescentes com segurança, apoio, proteção e cuidado. “Nesse sentido, quando o afastamento for necessário e enquanto soluções para a retomada do convívio familiar forem buscadas, os serviços de acolhimento deverão prestar cuidados de qualidade, condizentes com os direitos e as necessidades físicas, psicológicas e sociais da criança e do adolescente”, destaca.
Profissionais do Acolhimento recebem formação
· 1 min de leitura