OPINIÃO

Fatos 21.05.2019

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pôr do sol cancela vôo

Vôo da Azul que chegaria ontem em Passo Fundo no meio da tarde retornou a Campinas faltando 20 minutos para pousar no aeroporto Lauro Kortz. Um dia de céu azul, sem vento e muito sol. Pois a justificativa dada aos passageiros, que aguardavam no aeroporto para embarcar às 16h20 e decolar às 17h para Campinas, surpreendeu a todos: o motivo foi o pôr do sol. Sim, o horário, segundo a empresa, propicia a invasão de animais na pista do aeroporto, o que seria um risco para a aeronave decolar. Os quase 110 passageiros tiveram que mudar de planos. Alguns foram a Porto Alegre ainda ontem para embarcar na manhã desta terça-feira do Salgado Filho para São Paulo. Outros preferiram trocar a passagem. Um passageiro que não quis ser identificado disse que nunca tinha recebido tal justificativa. “No inverno é comum os vôos serem cancelados e à noite o aeroporto não tem condições de operar. Agora, num dia como o de ontem, com céu de brigadeiro....não dá para entender”, desabafou. A colunista não conseguiu contato com a empresa para explicar o cancelamento.

Pólo gastronômico

Passo Fundo tem se caracterizado como importante pólo gastronômico. Uma ação do Sebrae Regional Planalto reúne 40 empresários da região que atuam no segmento. Cerca de 27 são de Passo Fundo.  A diversidade de estabelecimentos agrada os consumidores locais e é um referencial para quem visita a cidade por alguma razão.  Essa condição atrai eventos gastronômicos diversos. Como o que vai acontecer no dia 16 de junho. Passo Fundo será o destino dos Loucos por Carne - BBQ Festival, direcionado as pessoas que apreciam o churrasco. Durante sete horas, serão servidas carnes bovina, suína e de cordeiro, com diversos complementos vegetais. Tudo isso será comandado por cinco chefs assadores, sendo uma mulher. Informações no endereço https://bit.ly/2YDmWYI.

Equívoco

Protesto convocados para o dia 26 de maio, por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, não tem o menor sentido e estas pessoas não tem a menor noção do que acontece com o país neste momento. É um equívoco total. O presidente precisa começar a trabalhar efetivamente e largar de mão o zap-zap e o twitter. 

Reforma tributária

Professor de direito tributário e atual diretor da Faculdade de Direito da UPF, Edmar Daudt defende que a reforma tributária deve ser debatida sob dois pontos de vista: a concentração de recursos arrecadados que vão para os cofres federai e a elevada carga tributária existente no país. Em entrevista dada ontem ao Hora da Notícia da UPFTV, Daudt disse que é ilusão pensar que uma nova ordem constitucional que diz respeito ao sistema tributário vai diminuir essa carga. O que os estudos apontam, segundo ele, é que a incidência de impostos seja sobre campos mais adequados a serem tributados. Citou dois exemplos: São Paulo tem a maior frota de helicópteros, que não paga IPVA, ao passo que um carro popular, paga. Um trabalhador que ganha até R$ 2 mil paga Imposto de Renda, ao passo que ganhos mensais de até R$ 20 mil na bolsa de valores não são tributados. “O que a reforma deve buscar é adequar as fontes de recursos tributáveis”, afirmou.

Três estilos

Fim de semana

Nos últimos meses o jornal passou por algumas mudanças no seu conteúdo e diagramação. Ganhou reforço com matérias da Agência Estado, ampliando o noticiário nacional, sem deixar de priorizar as informações locais. A edição de fim de semana ficou mais encorpada com o ON Mix abrindo espaço para a Cultura e o Entretenimento.

ON Segunda

Ontem os leitores receberam a nova edição de segunda-feira: o ON Segunda. Com novo layout e o logo de capa que se difere do tradicional dos demais dias, a proposta é focar em editorias como polícia, esportes, entretenimento e as informações mais importantes do fim de semana. O jornal será entregue gratuitamente todas as segundas nos ônibus da Coleurb.

Todos os dias

No seu estilo mais tradicional, O Nacional circula nos demais dias da semana sempre com o foco na informação de qualidade e credibilidade. As constantes transformações do mundo exigem movimento. E tem mais novidades chegando por aí!

Gostou? Compartilhe