Ação educativa envolve estudantes da rede municipal

Ação integrou campanha e envolveu mais de 60 crianças

Por
· 1 min de leitura
Crianças da Escola Eloy Pinheiro Machado aprenderam as regras fundamentais do trânsito de uma forma lúdica e práticaCrianças da Escola Eloy Pinheiro Machado aprenderam as regras fundamentais do trânsito de uma forma lúdica e prática
Crianças da Escola Eloy Pinheiro Machado aprenderam as regras fundamentais do trânsito de uma forma lúdica e prática
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito utilizaram a ludicidade para transmitir a cerca de 69 alunos da Escola Municipal Eloy Pinheiro Machado noções básicas de educação para o trânsito durante a tarde de terça-feira (21), no Bella Città Shopping. 

 

Durante as ações, que integram o calendário da campanha Maio Amarelo, os pequenos cidadãos foram envolvidos em atividades práticas e expositivas sobre a segurança em vias públicas e a conduta na condição de pedestre e passageiro de veículos. “ Nós abordamos isso porque antes deles serem condutores, eles são passageiros e têm toda a fase da infância e adolescência em que vão à escola ou a passeios e ficam expostos ao trânsito”, explica o agente de trânsito Emerson Drebes. “Uma das maiores causas de morte por acidente”, prossegue, “envolve crianças. Então, temos que mobilizar para que isso não aconteça mais”, alerta.

 

Os dados a que Drebes refere-se foram divulgados pela ONG Criança Segura, em 2018, tendo como parâmetro os índices revelados pelo Datasus. Segundo a entidade, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte infantil, entre crianças de zero a 14 anos, no país. A base de referência adotada para a pesquisa aponta que, em 2016, 1292 crianças foram vítimas fatais da imprudência em vias públicas.

 

Durante as atividades alusivas, os pequenos atuaram no projeto Agente Mirim onde, segundo Drebes, puderam aprender as regras básicas de trânsito, como o modo adequado de cruzar a faixa de segurança e colocar o cinto assim que entrar em um veículo. “Tudo o que eles ouviram no Teatro de Fantoches, encenado antes, nós aplicamos na prática. Ligamos o farol e os ensinamos a atravessar a faixa ou a esperar a vez do condutor. Além disso, mostramos o significado das principais placas de trânsito para que, desde já, saibam identificar”, menciona.

 

O agente de trânsito pondera que as atividades educativas permeiam o meio de vivência das crianças através do projeto Multinha Mirim. “É uma forma de sensibilização em que elas, pequenininhas, aprendem com a brincadeira ao entregar uma 'multa' às pessoas próximas flagradas não seguindo as regras de trânsito, como atravessa a rua fora da faixa”, exemplifica. Para a diretora da Escola Municipal Eloy Pinheiro Machado, Silvana Loss Micheletto, incentivar esse olhar voltado ao trânsito é “fundamental”, sobretudo porque, como destaca, as crianças também serão condutoras quando atingirem a maioridade. “Elas, inclusive, corrigem os pais quando percebem alguma infração. Mas, para além dessa questão, a escola está incentiv o movimento pela paz que envolve toda a comunidade”, destaca. 

Gostou? Compartilhe