O primeiro encontro do ano do programa Meu Bebê, Meu Tesouro, da Prefeitura de Passo Fundo, foi realizado na tarde de terça-feira (22), no Centro de Referência de Saúde da Mulher. As gestantes compareceram para uma conversa sobre aleitamento materno e parto.
“Foi um momento de compartilhamento e vínculo”, afirmou a secretária de Saúde, Carla Gonçalves. O grupo também participou de uma vivência de dança com lenços com a fada Drica. O objetivo é fortalecer o vínculo dos grupos de gestantes, trabalhando principalmente o acolhimento e o autocuidado. Os encontros também são importantes para a divulgação do Meu Bebê, Meu Tesouro e inclusão de mais gestantes que necessitam do auxílio do programa.
Segundo a coordenadora do programa, Tânia Moterle, os encontros devem acontecer mensalmente.
O programa
O Meu Bebê, Meu Tesouro tem foco em gestantes vulneráveis, seja por questões de saúde, familiar ou financeiras, sendo oferecido em toda a rede municipal. Qualquer gestante que é atendida pela rede pode solicitar avaliação para participar. Entre os objetivos do programa está a redução da mortalidade infantil, humanização, segurança, cuidado e estreitamento da relação entre mãe e filho. A equipe responsável realiza todos os encaminhamentos de exames, orientações e atendimento de cada mulher e criança.
A atuação do programa se dá pelo monitoramento através de ligações e visitas domiciliares, agilidade em consultas e exames pagos pelo SUS e participação no COAPES para agilizar capacitação das equipes em relação à amamentação e ao acolhimento, dentro da perspectiva da educação permanente.
Meu Bebê, Meu Tesouro realiza encontro
· 1 min de leitura