Uma das figuras mais queridas no ambiente escolar, as merendeiras são profissionais que cuidam diariamente da alimentação dos alunos. Em busca de integrar e atualizar conhecimentos, acontece o 1º Encontro de Capacitação das Cozinheiras/Merendeiras das Escolas Municipais, Estaduais, Filantrópicas e Assistência Social.
Com organização da Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação, elas foram recebidas na Escola Estadual de Educação Profissional João de Cesaro, no bairro Vera Cruz, onde a formação iniciou nesta quinta-feira (23) e segue até esta sexta-feira (24), nos turnos da manhã e tarde. No total, mais de 100 merendeiras irão passar pela formação. Segundo a coordenadora municipal de Alimentação Escolar, Kely Szymanski, a capacitação traz um momento de reinvenção, encontro e compartilhamento.
Para a merendeira da Escola Municipal de Educação Infantil Margarida, Zeloir dos Santos, a capacitação é acolhedora. “Já participei outras vezes e essa iniciativa é sempre boa, pois acolhe todas as merendeiras. As novas receitas que aprendemos para o dia a dia são bem recebidas pelas crianças, que também gostam de algo diferente. Tudo o que vem da agricultura familiar é bem recebido e adaptamos em receitas na escola. Hoje é um momento de troca importante”, destaca ela.
Já a merendeira Vera Pedroso, da Escola Estadual Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini, ressalta a inclusão das escolas estaduais na capacitação. “Estou achando maravilhosa essa capacitação. Ter a prática aqui ajuda na integração das colegas e troca de experiências. Faz 27 anos que sou merendeira e sempre quero melhorar cada vez mais. Na escola somos importantes para as crianças e os adolescentes”, comenta Vera.
Cinco receitas foram escolhidas para o encontro: omelete, minipizza, bolo integral de maçã, bolo de salsa e yakissoba. As receitas são das merendeiras que participaram do Troféu Merenda Chef 2018, e que também executam as receitas com as colegas e apoio de extensionistas da Emater.
Os encontros vem ocorrendo desde 2014 e tem como objetivo aproximar os profissionais da área da alimentação escolar dos conhecimentos sobre alimentos, técnicas culinárias, nutrientes, formas de preparo dos alimentos e sua higiene.
A iniciativa também conta com o apoio da Emater Municipal e Regional, Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Conselho de Segurança Alimentar (COMSEA) e 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Novos encontros e concurso culinário
Um segundo encontro está previsto para acontecer no mês de junho, No segundo semestre terá o lançamento do Concurso de Preparações Culinárias – Troféu Merenda Chef 2019.
Merendeiras participam de capacitação
· 1 min de leitura