Sebrae destaca Passo Fundo no setor de hamburguerias

Mercado deve crescer cerca de 4% no RS

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O Dia Internacional do Hambúrguer é comemorado no dia 28 de maio – e se tem um segmento que está fazendo sucesso entre os consumidores é, justamente, o de hamburguerias. Conforme dados de 2018 da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as redes de franquias de hamburguerias associadas à entidade cresceram mais de 30% em três anos no Brasil. Dados do Sebrae RS indicam ainda que, somente neste ano, o setor de food service crescerá cerca de 4% no Rio Grande do Sul. Um dos polos deste mercado está em Passo Fundo, onde o número de estabelecimentos dedicados a hambúrgueres já passa de 30. Quando se coloca na conta restaurantes e lancherias que têm o produto no cardápio, esse número chega próximo a 60.

 

“É um mercado extremamente competitivo e que teve um crescimento muito significativo nos últimos anos em Passo Fundo”, comenta a gestora de projetos da Regional Planalto do Sebrae RS, Caroline Betencourt da Silva. A receita do sucesso do hambúrguer artesanal é simples, mas requer atenção: utilização de produtos frescos e combinações exclusivas. “Percebe-se que muitas operações vêm entrando nesse mercado. Quem não tiver serviço de excelência, preço atrativo e produto de qualidade competitiva, vai ficar em situação complicada para permanecer no mercado”, alerta Caroline. Na avaliação dela, quem ganha com o aumento da concorrência é o consumidor, que encontra um mercado cada vez mais profissional e especializado.


Foi de olho nas exigências dos consumidores e nas tendências do mercado que o empresário Yuri Laitharth Teixeira, da The Bagual Burger, de Passo Fundo, participou do National Restaurant Association 2019 (NRA), em Chicago. O evento, que é promovido pela Associação Nacional dos Restaurantes dos Estados Unidos, terminou na última terça-feira (21). A primeira unidade da Bagual Burger foi inaugurada em maio de 2017 e, pouco menos de um ano depois, já ganhou uma segunda unidade. A empresa, que começou operando com apenas três funcionários, hoje conta com pelo menos 15 colaboradores.


O diferencial, avalia Yuri, é a mistura das culturas norte-americana e gaúcha. Os hambúrgueres são feitos com costela, os queijos são coloniais e o pão é artesanal. Dos Estados Unidos, o empresário traz novas ideias para agradar ainda mais a clientela. “Observamos por lá o uso de muita tecnologia no atendimento, além da questão dos ingredientes de fornecedores locais, com insumos mais frescos, naturais e saudáveis”, conta. Após a viagem, uma das apostas do estabelecimento deverá ser a opção vegetariana.

 

Polo Gastronômico da Regional Planalto
As hamburguerias são algumas das empresas participantes do Polo Gastronômico da Regional Planalto do Sebrae RS. O projeto, conforme explica a gestora de projetos da Regional Planalto do Sebrae RS, reúne negócios do setor de alimentação fora do lar de Passo Fundo e região e promove a gastronomia local, dissemina informações sobre o mercado, possibilita a troca de experiências e aprimora os processos de gestão, produção/cozinha e serviços oferecidos pelas empresas. “Tudo isso para o fortalecimento da competitividade e diferenciação no mercado, sempre com o foco no atual cenário do consumo de alimentos,” explica a gestora.


O grupo do Polo foi formado em 2015. A iniciativa integra parceiros estratégicos para treinamentos e consultorias especializadas, voltadas ao setor de gastronomia em áreas como as de gestão empresarial, finanças, marketing, gestão de pessoas, planejamento, prospecção de clientes, aperfeiçoamento de processos, produtos, cardápios, layout, segurança alimentar, entre outros. Inclui ainda, ações de acesso facilitado à inovação e às tendências nacionais e mundiais no consumo de alimentos, com a participação em eventos e feiras relevantes do segmento, além de ações de benchmarking.


A Alster Burger, de Luana Welp de Andrade, integra o Polo há cerca de duas semanas, e a empresária já percebe diferença em seu trabalho. A equipe já participou de visitas técnicas em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, e em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, além de um workshop que a ajudou a identificar e solucionar problemas na gestão de tempo. Inicialmente do ramo de cupcakes, Luana notou no setor da hamburgueria um mercado com maior potencial e, por isso, decidiu migrar. “Fizemos cursos fora do Estado, nos aperfeiçoamos”, conta ela, que toca o negócio com a família.

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