Dia do Desafio envolveu público de várias idades

Passo Fundo disputou com a cidade paulista de Sertãozinho. Resultado será conhecido hoje

Por
· 3 min de leitura
Participantes do Projeto Transformação em Arte, sob o comando do professor e capoeirista Evandro Mesquita, também realizaram atividade no SescParticipantes do Projeto Transformação em Arte, sob o comando do professor e capoeirista Evandro Mesquita, também realizaram atividade no Sesc
Participantes do Projeto Transformação em Arte, sob o comando do professor e capoeirista Evandro Mesquita, também realizaram atividade no Sesc
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A 25ª edição do Dia do Desafio (DDD) contou com uma programação intensa nesta quarta-feira (29) em Passo Fundo. O evento anual que tem o objetivo de motivar a população a praticar atividades físicas, começou às 8h com a Invasão no Comércio, ação que percorreu 50 empresas com o intuito de fazer com que seus funcionários se exercitarem durante 15 minutos. Às 9h, no Passo Fundo Shopping, teve início o Desafio Esportivo Ultramaratonista, no qual um casal de atletas se desafiou a correr em uma esteira por 12 horas. Às 10h, no Sesc, foi a vez dos Desafio Esportivo de Câmbio, torneio de vôlei adaptado para pessoas acima de 50 anos de idade.

 

Na parte da tarde, às 14h, um Aulão de Alongamento seguido de um Baile da Maturidade Ativa motivou dezenas de crianças, adolescentes e idosos a se exercitarem no ginásio do Sesc. Foi o caso da aposentada Geneci da Góes, de 64 anos. "Mexer com o corpo faz bem para a saúde física e mental. Então, é sempre muito prazeroso participar do Dia do Desafio e todos os anos eu estou presente. A gente encontra amigos, se diverte e sai mais leve. Esse ano foi nota 10", avaliou.


Outra participante destas atividades foi Suzete Silveira, de 68 anos. Apaixonada pela dança, ela não exitou em dedicar algumas horas de seu tempo nesta quarta-feira para dançar ao som de hits internacionais, como Uptown Funk, do cantor Bruno Mars, e também músicas gauchescas. "A dança faz bem para a alma e quem dança não tem tristeza. Seja o ritmo que for, eu sempre estou disposta. No dia a dia incentivo toda a minha família a seguir esse caminho. E o Dia do Desafio vem para somar nesse quesito", disse.


A freira Katiane Silva Peres, que coordenada as atividades do Projeto Despertar de Hoje, da Associação Educativa Agostini, ao acompanhar os adolescentes e crianças integrantes do Projeto na ação proposta pelo Sesc, também entrou no ritmo e participou das atividades. "Hoje em dia as pessoas estão muito sedentárias e qualquer forma de incentivar a prática esportiva reflete na saúde e na qualidade de vida. E eu como acompanhante, acabei entrando na brincadeira, até mesmo para motiva-los", pontuou a irmã, que com a ajuda de mais três educadores levou 25 estudantes para as atividades.


Assim que o Baile da Maturidade encerrou, o ginásio do Sesc foi palco para uma apresentação de capoeira dos participantes do Projeto Transformação em Arte, sob o comando do professor e capoeirista Evandro Mesquita. O DDD contou, ainda, com aula de zumba, fit dance e kangoo, no Shopping Bella Città e um desafio de ciclismo na Praça Tochetto.


"Você se mexe e o mundo mexe junto"
Coordenado pelo Sesc Passo Fundo através de uma parceria com o governo municipal e a Uniclínicas, em 2019, o DDD teve como tema "Você se mexe e o mundo mexe junto", e propôs cerca de 12 atividades no município, além de outras ações conduzidas em academias e escolas das redes pública e particular. Na avaliação de Aline Pasquetti, gerente do Sesc e uma das organizadoras do evento, a população passo-fundense tem sido bastante participativa do evento. "A comunidade já entende que o DDD é realmente um dia de mobilização. Prova disso é o grande número de pessoas que participa das atividades e também liga para o Sesc relatando que fez atividade física nesta data. E esse resultado é muito gratificante", relata.

 

Competição saudável
Nesse contexto, desde o ano passado, Passo Fundo está participando de uma competição trianual contra Sertãozinho (SP). Vence o município que conseguir mobilizare o maior número pessoas em torno das atividades propostas no DDD. "Já vencemos no ano passado e estamos confiantes de que venceremos neste ano também, o que nos garantirá a vitória ao final desses três anos. Claro que é uma competição saudável e o mais importante é fazer com que a população se mexa e seja participativa. Mas queremos trazer pra cá essa vitória", destaca Aline. O município vencedor será conhecido na tarde desta quinta-feira (30) com base em registros feitos pelo próprio Sesc.


Desafio Solidário
Uma das novidades propostas pelo DDD neste ano, é o Desafio Solidário, campanha para angariar agasalhos conduzida através de uma parceria entre as unidades do Sesc no estado e o governo gaúcho. Em Passo Fundo, as doações serão recebidas até 31 de agosto, no Sesc, localizado na avenida Assis Brasil, número 30.

Gostou? Compartilhe