OPINIÃO

Fatos 31.05.2019

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

APAC avança

A implantação da APAC em Passo Fundo está andando mais rápido do que a expectativa inicial e do que outras APACs que estão sendo discutidas. Segundo Luiz Fernando Bica, um dos evolvidos no projeto, existem vários passos a serem seguidos e muitos deles já foram. Foram realizadas duas audiências públicas e a APAC Passo Fundo foi fundada em assembleia geral, no dia 18 de dezembro. O grupo visitou a APAC em pleno funcionamento de Barracão, PR, e realiza reuniões periódicas de diretoria e reuniões de conscientização com grupos da comunidade. Também foi feito um contato positivo com a FECA (Fundação da Criança e do Adolescente) para construção de um Centro de Recuperação Social (CRS) aproveitando a área onde funcionava a Escola Aberta, em regime de comodato, pelo prazo de 25 anos. Hoje, o advogado Vinícius Toaza é o presidente da APAC Passo Fundo. A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Em síntese, é um local físico cuidado pelos próprios presos, desde que obedecidos determinados critérios e regras. O índice de recuperação nestes ambientes é extremamente positivo e elevado.

 

Eleição na UFFS

O diretor do campus da UFFS de Erechim, Anderson André Genro Alves Ribeiro venceu o segundo turno das eleições para a reitoria da Universidade. Ele fez 54,1%, tendo como vice-reitora a professora Lísia Regina Ferreira. Anderson liderava a chapa 2. O outro candidato, da chapa 3, Antônio Inácio Andrioli, fez 45,9%. A Comissão Geral da Consulta Prévia informou que o resultado ainda é provisório. Neste segundo turno, os votantes escolheram entre duas chapas para a reitoria dos campi Laranjeiras do Sul e Chapecó e entre duas candidaturas para as direções de campus. Participaram do processo, cerca de 3,9 mil pessoas da comunidade acadêmica e 712 votos da comunidade regional, entre entidades e votantes individuais.

 

Modelo

Deputado Gilberto Capoani, MDB, reforça que o único entrave para aprovação da venda das estatais pela Assembleia está em o governo dizer onde aplicará os R$ 3 bi que deve arrecadar. O valor não está definitivamente calculado porque depende do modelo que será montado para a venda e do mercado. Se o governo estima 500 dias para definir este modelo, certamente as vendas só ocorrerão a partir de 2020.

 

Cobertores

Foco da campanha do agasalho de Passo Fundo será a doação de cobertores. A campanha começou ontem e segue até o dia 31 de julho. Tempo suficiente para dar uma olhada no armário e perceber que tem aquela coberta que você já não usa mais, mas que está em boas condições para outra pessoa usar. Então doe, porque isso também significa, como acredito, a movimentação de energias. Fazer o bem aquece o coração, ainda mais nos dias frios que estão por chegar. As doações podem ser feitas nos quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), na Prefeitura de Passo Fundo e na Câmara de Vereadores.

 

Manifestações I

As 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal têm manifestações marcadas para esta quinta-feira, 30 de maio, contra o contingenciamento de 30% do orçamento dos gastos discricionários para a educação proposto pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. É o segundo ato dos estudantes contra a proposta do governo de Jair Bolsonaro, reiterando as pautas apresentadas no último dia 15 de maio e uma resposta às manifestações a favor das reformas realizadas no domingo, 26.Os atos foram menores do que o primeiro.

 

O guarda-chuva

O ministro da Educação postou vídeo no Twitter usando um guarda-chuva para contestar o que chamou de chuva de fake news a informação sobre o contingenciamento de verbas no Museu Nacional, do Rio de Janeiro.

Gostou? Compartilhe