Samu vai para novo espaço no centro da cidade

Em razão das obras do Hospital Municipal, o serviço prestado acaba sendo comprometido

Por
· 1 min de leitura
Mudança está prevista para este semestreMudança está prevista para este semestre
Mudança está prevista para este semestre
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atualmente está situado na lateral do Hospital Beneficente Dr. César Santos, deve contar com uma nova base ainda neste semestre. O processo está em fase final de locação de um imóvel na região central do município. A mudança é necessária em decorrência das obras de melhoria do Hospital Municipal, que acaba dificultando o trabalho de locomoção das ambulâncias. De acordo com a enfermeira responsável pelo serviço do Samu, Carolina Gosh, o local será próximo aos hospitais, facilitando o acesso e agilizando o atendimento.

 

O recurso para pagar o valor do aluguel do novo imóvel se dá entre a Prefeitura Municipal e o proprietário. O local deve ainda estar apto na questão estrutural definida pelo Ministério da Saúde para a instalação de uma base do Samu - dimensionada levando-se em conta o tamanho da equipe, condições de conforto, sistema de equipamentos e telefonia. Após o período de obras do Hospital, que deve persistir por mais dois anos, é que vai ser feito uma análise para ver se será construído uma base junto ao Hospital ou em outro local. “A gente ainda não tem exatamente certeza do que vai acontecer, só de que agora a gente vai locar um espaço que vai ser adequado para atender a necessidade do Samu”, pontua Carolina.

 

Samu 192
Com uma média de 15 atendimentos diários, hoje o serviço do Samu possui uma equipe cadastrada de suporte básico, com uma enfermeira, cinco técnicos de enfermagem e quatro condutores. Há uma segunda ambulância de suporte, utilizada para quando a principal apresenta problemas, não sendo necessário parar o serviço. O Samu atende todas as ocorrências como acidentes de trânsito - colisões, atropelamentos e capotamentos, queimaduras graves, desmaios, tentativa de suicídio, distúrbios, fraturas e quedas. Para acionar o serviço em caso de urgência, basta ligar para o número 192.

 

Roubo a ambulância
No última semana, uma ambulância foi arrombada durante a madrugada enquanto estava parada na base, sem atendimento. De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), foi retirado o vidro da viatura e furtado o GPS utilizado durante os descolamentos e o rádio da ambulância. Segundo a enfermeira responsável, Carolina, já foi solicitado a compra de novos equipamentos. 

Gostou? Compartilhe