Por unanimidade, os vereadores de Passo Fundo aprovaram nesta segunda-feira (3), durante sessão ordinária, o Projeto de Lei n° 051/2019 de autoria do Executivo que dispõe sobre a contratação de médicos pediatras para atuarem no Hospital Municipal Dr. César Santos. O PL, que não indica o número de profissionais a serem contratados, foi enviado à Câmara de Vereadores em regime de urgência, destaca que há um baixo interesse por parte desses profissionais devido a reuneração que é ofertada pelo Município. Por conta disso, a proposta também prevê aumento na remuneração ofertada a eles.
A contratação em caráter temporário valerá pelo período de 12 meses a contar da assinatura dos contratos, e será conduzida mediante processo seletivo simplificado. Datas e prazos deverão ser anunciados através da imprensa. Os candidatos deverão ter formação na área proposta e receberão uma remuneração de R$ 105,84 por hora diurna trabalhada e R$ 127,02 por cada hora de trabalho exercida no período da noite. O PL cita, ainda, que o Município conta com apenas sete médicos plantonistas e que esse número é considerado insuficiente para a demanda existente.
Além disso, outros quatro projetos foram aprovados na sessão desta segunda-feira: o PL 001/2019, de autoria do vereador Patric Cavalcanti (DEM), para ampliação da área arborizada no município; o PL 004/2019, do Poder Executivo que autoriza concessão de imóvel localizado no bairro Petrópolis ao Sindivigilantes; o PL 025/2019, do vereador Ronaldo Rosa (SD), que institui uma parceria entre o Poder Público e empresas para que elas façam contribuições a rede pública municipal, através do projeto “A União faz a educação – Adote uma Escola”; e o PL 027/2019, do vereador João dos Santos (PSDB), para que empresas privadas, mediante parceria com o Município, financiem a instalação e manutenção de lixeiras em locais públicos com direito a publicidade nas mesmas.
Homenagem
Durante o Grande Expediente, que ficou a cargo do vereador Rudimar dos Santos (PC do B), o parlamentar prestou uma homenagem ao empresário Vilto Gasperin de Bairro, proprietário da empresa Sultech, pioneira na instalação de fibra ótica no município. Técnico em eletrônica, Vilto também possui uma empresa de consultoria desportiva que incentiva o futebol amador entre crianças e jovens. Por conta disso, ele recebeu o diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados a comunidade.