O primeiro dia de vacinação contra a gripe aberta para a população fora do grupo prioritário registrou grande movimento nas unidades de saúde do município. No CAIS da Petrópolis, um dos mais procurados pelos passo-fundenses, a fila para se vacinar dobrava a esquina na tarde de segunda-feira (3). Segundo a enfermeira, Sandra Souza, das 800 doses disponíveis, pelo menos 500 haviam sido aplicadas até às 15h de ontem. “Aqui se concentra mais, porque é de fácil acesso das pessoas”, pontua. No total, 12 mil doses remanescentes foram disponibilizadas para a população no município.
Mesmo com fila, e o tempo de espera de mais ou menos 30 minutos, Cilane Maria Melo, não deixou de se proteger contra a gripe. “Para mim faz a diferença, para evitar as doenças. Meu pai, minha mãe, e os mais idosos da família já vieram todos, agora é minha vez”, comenta. A vacina da gripe, que é trivalente, imuniza contra três tipos de vírus diferentes - dois tipos da Influenza A (H1N1 e o H3N2) e um vírus da Influenza B. Mesmo quem realizou a imunização no ano passado, deve se vacinar novamente este ano. Para tanto, não é aconselhável ir se vacinar gripado. Na família de Cilane, por exemplo, outras duas pessoas ainda vão ter que esperar alguns dias para tomar a vacina. “Tem dois que estão gripados, tem que esperar uns dias, tomara que ainda tenha.”
Em alguns CAIS, como no da Petrópolis, as doses distribuídas podem acabar em poucos dias, e não são repostas. Para se vacinar é importante levar o cartão do SUS, um documento com foto e aconselhável o cartão de vacinação, especialmente no caso de crianças. A vacina segue disponível em todas as 25 salas de vacina da rede municipal, das 8h às 17h. Na Central de Vacinas, a vacinação permanece somente aos grupos de risco, como crianças até 6 anos, mulheres grávidas e puérperas. A dica, é se informar previamente no CAIS que deseja se vacinar sobre a disponibilidade da vacina.
Grupo prioritário
Na sexta-feira (31), a Campanha contra a vacina se encerrou. Nesse período, foram vacinados apenas os grupos prioritários, como crianças, gestantes, trabalhadores da área da saúde e idosos. Os postos de saúde do município conseguiram imunizar 80,25% do grupo prioritário, com 56.152 vacinas aplicadas. Os idosos foram os que mais procuraram ou receberam a vacinação em casa, com 106% da meta alcançada. Crianças e gestantes continuam entre os grupos com menor índice de vacinação. Na tarde de ontem, Josiane Flores dos Santos levou as duas filhas, de 6 anos e 9 meses, se vacinar. “A menor já veio fazer a primeira dose, agora que eles liberaram eu vim e trouxe a maior também. Tem que fazer para não pegar a gripe”, ressalta.
Onde se vacinar
- Cais Boqueirão (rua Coronel Pitinga, 11)
- Cais Hípica (travessa Osvaldo Motta Fortes, 30)
- Cais Petrópolis (avenida Brasil, 1580)
- Cais São Cristóvão (rua Scarpelini Ghezzi, 55)
- Cais Luiza (rua Gervásio Annes, 303)
- Central De Vacinas (rua Uruguai, 667)
- Ambulatório de Especialidades (rua Comandante Kraemer, 12)
- Ambulatório São José (avenida Luiz De Camões, 217)
- UBS Adirbal Corralo (rua Uruguaiana, S/N)
- ESF Zachia (rua Argemiro Ferreira, 90)
- ESF Valinhos (rua Niterói, 150)
- ESF Adriana Lírio (rua Alferes Rodrigo, 90)
- ESF Nenê Graeff (rua Amilton Portes da Silva, 120)
- ESF Adolfo Groth (rua Coronel Bicaco 991)
- ESF Jerônimo Coelho (rua Alfredo do Amaral, 130)
- UBS Jardim América (rua Ernesto Bertoldo, S/N)
- ESF Caic (rua Dalila, 160)
- ESF Santa Marta / Donária (rua Palmares, 434)
- UBS Ivo Ferreira (rua Brigada Militar, 740)
- ESF Planaltina (rua Delmar Sitone, 385)
- ESF Mattos (rua Felipe Moliterno, S/N)
- ESF São Cristóvão (rua João Pessoa, 364)
- ESF Ricci (rua Camilo Ribeiro, 975)
- UBS Vila Nova / Santa Maria (rua Aspirante Jenner, S/N)
- Ambulatório São Luiz Gonzaga (rua Franscisco Formigheri, 335)