A terceira melhor data em vendas para o comércio, o Dia dos Namorados, deve registrar um crescimento de 2 a 3% no varejo passo-fundense na comparação com o mesmo período do ano passado. A expectativa é da presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Carina Sobiesiak. Segundo ela, apesar do cenário econômico não ser o mais favorável para o segmento, a procura por presentes sempre oportuniza o investimento por parte dos consumidores.
"A projeção da CDL para esta período não é otimista nem pessimista, mas sim realista. E leva em consideração a atual conjuntura econômica do país que não nos permite estimar um aumento superior a este. Então, se chegarmos a 3%, já teremos atingido uma meta positiva", pondera.
Para Carina, o próprio desemprego que assola a população vem influenciando na compra de presentes em diversas datas comemorativas, a exemplo do Dia das Mães, comemorado em maio passado. "Uma pesquisa realizada pela CDL de Porto Alegre apontou que apenas 57% dos casais pretendem presentear no Dia dos Namorados. Pouco mais da metade dos entrevistados. Com certeza esse dado tem relação com o desemprego entre outras questões ligadas ao momento econômico. Porém, por se tratar de uma data afetiva que mexe com a emoção, ainda há aquela parcela de consumidores que vai investir e presentear, assim como em outras datas semelhantes", explica.
No estado
Uma pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Namorados conduzida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), entretanto, avaliou como positivo o contexto de consumo para os próximos meses no estado. Segundo a entidade, já em maio, na passagem do Dia das Mães, o crescimento de 9,4% registrado nas vendas trouxe ânimo aos lojistas gaúchos. Para o próximo dia 12, a estimativa é de um incremento em torno de 8% na comparação com o mesmo período de 2018.
Para o presidente da Federação, Vitor Augusto Koch, um dos fatores que favorece essa perspectiva é a manutenção da taxa SELIC em 6,5%, que incentiva os consumidores a comprar mais bens de consumo duráveis. Além disso, o romantismo da data também estimula o consumo. No que diz respeito aos presentes que deverão ser os mais procurados pelos casais enamorados, a pesquisa apontou que a concentração maior ficará nos artigos de vestuário, calçados, perfumes, cosméticos, flores e eletroeletrônicos.
"É muito provável que os produtos que tiverem promoções impactantes atrairão a atenção dos consumidores. Ainda mais que nos últimos anos temos acompanhado a tendência dos consumidores buscarem a melhor relação custo-benefício dos artigos que compram", pontua Vitor.
O dirigente também destaca que o ticket médio dos presentes, que foi de R$ 103,00 em 2018, deve ficar entre R$ 111,00 e R$ 115,00 neste ano. No que se refere as formas de pagamento, os consumidores deverão optar por quitarem à vista o que comprarem, uma vez que os juros do cartão de crédito e do cheque especial seguem elevadíssimos. Atualmente, a melhor alternativa de crédito ao consumidor é o parcelamento da própria loja, que deverá estar protegida contra a inadimplência através do uso do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Otimismo nas alturas
Em Passo Fundo, há comerciantes que esperam um aumento de até 30% nas vendas nos dias que precedem a data. É o caso de Fabrício Muller, gerente de uma loja de roupas localizada na Avenida Brasil. Ele conta que desde a quinta-feira passada, a procura por presentes para o Dia do Namorados trouxe uma movimentação diferenciada ao seu estabelecimento.
"Sempre buscamos um crescimento de 30% nas vendas de um ano para o outro. E pelo que temos sentido nos últimos dias, é possível que vamos alcançar essa meta, pois está grande a procura por presentes. E como o Dia dos Namorados ocorre no inverno, muita gente une o útil ao agradável e presenteia com roupas. Isso sempre reflete em maior otimismo", pontua Fabrício.
Na busca por atrair clientes, o gerente apostou na decoração especial da vitrine, em promoções e nas formas de pagamento diferenciadas. "Diminuímos os preços em 30% nas peças jeans, nos roupões de banho e nas jaquetas. Além disso, toda a loja está em 10 vezes, sem juros e com o primeiro pagamento para 60 dias. Se depender de nós, ninguém vai ficar sem presente", destaca o lojista.
No Shopping Bella Città Center, promoções e formas especiais de pagamento também dão o tom das lojas mais procuradas pelos consumidores nessa temporada. Giovana Sturm Sachet, gerente de um estabelecimento especializado em joias e óculos, prospecta um aumento de 20%, sendo que as alianças deverão ser o carro-chefe nas vendas. "É o item que as pessoas mais procuram para presentear no Dia dos Namorados. Então, a data sempre nos traz um otimismo além do habitual e nos preparamos com ofertas e prazos especiais. O Dia das Mães não foi o que esperávamos em termos de venda, por isso, nossa aposta para esse primeiro semestre é a data mais romântica do ano", observa.
Sem citar a porcentagem de crescimento de vendas esperada para a data, Juliana Souza, gerente de uma loja de calçados localizada no Bella Città, conta que a meta é vender acima de R$ 6 mil nesse período. "O mês de junho já começou bem melhor do que os anteriores e estamos esperando bastante clientes. Para tanto, aumentamos nossos estoques e baixamos os preços. Na compra de um par de botas, o segundo sai com desconto de 20%. Quem optar por levar uma bolsa e um par de botas, também ganha 20% de desconto, e parcelamos sem acréscimo", destaca.
Consumidores
Casada há muitos anos, a auxiliar de limpeza, Verci dos Santos, moradora do loteamento Coronel Massot, na semana passada, percorria lojas do centro em busca do presente para o marido. Depois de observar os preços disponíveis no comércio, ela comenta que, nesse ano, a opção será um perfume. "Não é um bom momento para gastar muito, mesmo trabalhando, a gente sabe que a economia do país não está lá essas coisas, então, pretendo investir cerca de R$ 100 em um perfume, e vou pagar à vista. Se for parar pra pensar, eu nem poderia ter esse gasto, mas por ser o Dia dos Namorados, acho importante dar uma remanejada no orçamento e não deixar passar em branco", diz.
Já a professora Jadna Maria Bonatto, vai presentear o amado com roupa. O investimento não deve ultrapassar R$ 280. "É um bom valor para um presente e não quero gastar muito. Como o comércio tem bastante opções, vou parcelar no meu cartão de crédito ou no cartão da própria loja. Sei que a economia ainda está ruim, mas penso que isso traz um bom aprendizado para nós consumidores, que é o de aprender a economizar e controlar os investimentos desnecessários. Isso vale para as compras no mercado, na padaria, entre outros. Claro que o presente para o marido eu considero algo necessário. Não tem como deixar essa data passar em branco".