Com a função de cuidar diariamente da alimentação dos alunos, as merendeiras desempenham um papel fundamental na rotina escolar. Dando seguimento à capacitação proposta no município, em busca de integrar e atualizar conhecimentos, aconteceu nesta quarta-feira (12) o 2º Encontro de Capacitação das Cozinheiras/Merendeiras das Escolas Municipais.
Com organização da Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação, elas foram recebidas no Laboratório de Técnica e Dietética do Instituto de Ciência Biológicas da Universidade de Passo Fundo (UPF). Um novo encontro da formação também acontecerá na próxima sexta-feira, dia 14 de junho, no mesmo local.
Segundo a coordenadora municipal de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Kely Szymanski, a capacitação “tem o objetivo de qualificar as atividades de alimentação e nutrição dentro do ambiente escolar, garantindo um alimento de qualidade para os alunos, além disso, a cada novo encontro trazemos temas inovadores para as cozinheiras e merendeiras”, destaca.
Os encontros vem ocorrendo desde 2014 e tem como objetivo aproximar os profissionais da área da alimentação escolar dos conhecimentos sobre alimentos, técnicas culinárias, nutrientes, formas de preparo dos alimentos e sua higiene. A iniciativa também conta com momentos de inclusão e participação das cozinheiras da rede estadual, filantrópica e de assistência social.
A capacitação tem apoio dos seguintes parceiros: curso de Nutrição da UPF, Emater Municipal e Regional, Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Conselho de Segurança Alimentar (COMSEA) e 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Concurso culinário
No segundo semestre terá o concurso Troféu Merenda Chef 2019, que tem o objetivo de incentivar e divulgar a elaboração de receitas culinárias saudáveis, nutritivas e saborosas da alimentação escolar.
Merendeiras da rede municipal têm formação
· 1 min de leitura