O domingo será de mobilização em todo o Brasil. As principais capitais, incluindo Porto Alegre, farão a II Caminhada e Cadeirata de Conscientização da Esclerose lateral Amiotrófica - ELA. Passo Fundo entra nesse mapa de mobilização através da caminhada organizado pela Associação Regional Esclerose Lateral Amiotrófica – Arela/RS e com o apoio do Instituto Umani. A cidade terá a presença de um dos fundadores da Arela no Estado, Paulo Serafim, portador da doença por mais de 16 anos. Ele é de Salto do Jacuí e virá participar do movimento.
A caminhada, organizada pelo Instituto Umani, iniciará em frente a instituição, no Bairro Vergueiro, na rua Capitão Eleutério, 1901 e seguirá pela Nascimento Vargas, passando em frente ao Zaffari Vergueiro. Depois entrará na Fagundes dos Reis, dobrando na Eduardo de Brito e finalizando novamente na sede do Instituto.
Estima-se, segundo a ARELA-RS, que no Estado há pelo menos 700 portadores de Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA. Destes, apenas 300 estão cadastrados na entidade. Um dos objetivos da caminhada e cadeirata, é justamente conscientizar que estando cadastradas, estas pessoas podem receber melhor atendimento, melhor encaminhamento e atenção necessária em todo o curso da doença, que envolve o uso do medicamento riluzol e tratamento multidisciplinar. “Em determinado momento, por exemplo, com o avanço da doença, que é neurodegenerativa progressiva, as pessoas precisam de respirador. Um equipamento caro para ser adquirido, porém, é fornecido gratuitamente pelo Estado e através do cadastro na ARELA-RS o paciente poderá conseguir todas as informações de encaminhamento e contar com a ajuda da entidade”, explica a fonoaudióloga Andréia Esther Puhl, do Instituto Umani.