Veranico eleva as temperaturas durante a semana

A chuva deve retornar na próxima semana entre a quarta e quinta-feira, durante o período de transição do outono para o inverno

Por
· 1 min de leitura
Temperaturas podem chegar até 26ºCTemperaturas podem chegar até 26ºC
Temperaturas podem chegar até 26ºC
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O veranico de maio chegou um pouco mais tarde neste ano. As altas temperaturas que o município vem registrando durante esta semana, não excluem no entanto, a variação climática que deve ocorrer a partir da próxima terça-feira (18). Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegdonei Sampaio, as temperaturas típicas do veranico de maio não ocorrem desde 2017. Neste período, o mês de maio terminou inclusive com temperaturas um pouco abaixo da média, e com excesso de chuva. “Agora a gente está tendo um pequeno verão antes do inverno”, comenta. A transição do outono para o inverno ocorre na tarde do próximo dia 21.

 

Até a terça-feira (18), não está previsto chuvas e frio intenso para a cidade. Entre hoje até a segunda-feira (17), o dia passa de claro a parcialmente nublado, com temperaturas variando entre 15ºC e 26ºC. Nesta sexta-feira (14) e sábado (15), as temperaturas do veranico de “junho”, podem ser ainda mais gradativas. Segundo Sampaio, após a passagem da chuva, por volta do dia 20, as temperaturas começam a entrar em declínio. O acumulado de chuva, nos primeiros 12 dias de junho, é de apenas 1 mm. A média prevista para o mês é de 134 mm.

 

“O prognóstico diz que ainda se caracteriza a continuidade do El Niño fraco, com chuvas dentro da média, podendo ser um pouco acima, pelo menos até o final do outono e início do inverno”. Além disso, o mês de junho deve ser um pouco mais frio que o mês de julho, o qual terá a ocorrência de temperaturas mais amenas. “Sendo que na verdade o mês de julho e agosto são os dois meses que a gente vive a estação do inverno na íntegra”, pontua Sampaio. O inverno termina entre os dias 22 e 23 de setembro.

 

Tempo instável no RS
Nesta quinta-feira (13), o tempo segue instável no sul e campanha, ainda com condição para trovoadas, vento e queda de granizo, devido à combinação de uma frente fria com uma área de baixa pressão no oceano. Nas demais regiões, o sol predomina com os ventos soprando do norte. As temperaturas serão elevadas com sensação de abafamento.

 

Já na sexta-feira (14), o bloqueio segue mantendo as instabilidades no sul e na campanha, enquanto nas demais áreas o sol predomina, com calor especialmente durante a tarde. No final de semana não haverá mudança no padrão do tempo, com chuva e possibilidade de temporais nas áreas de fronteira com o Uruguai e tempo firme e quente no restante do Estado.

Gostou? Compartilhe